A Tesla, empresa norte-americana dedicada sobretudo à produção de carros elétricos, bem como painéis e telhados solares, tem agora uma nova criação. Com efeito, este é o novo robô humanoide, apelidado de Tesla Bot, criado para todo o tipo de utilizações.
A empresa de Elon Musk volta a surpreender o mundo nesta sexta-feira (20) ao revelar o novo assistente da humanidade. O robô foi pensado para nos ajudar nos trabalhos mais difíceis, perigosos ou simplesmente aborrecidos como o empilhamento de cargas.
O Tesla Bot foi apresentado pela mão de Elon Musk no AI Day
O anúncio foi feito durante o evento AI Day, dedicado à Inteligência Artificial, fazendo subir ao palco um ator com o fato que vemos nas imagens. De acordo com Elon Musk, o robô assumirá as mesmas linhas, ou algo extremamente próximo do que aqui vemos.
Este anúncio mostra-nos também um vislumbro do futuro da Tesla, com a empresa a abranger cada vez mais setores, em particular agora o da robótica. Para Musk, este é o próximo ajudante da humanidade, uma máquina antropomórfica bastante resistente.
Ainda de acordo com o CEO da Tesla, o primeiro protótipo funcional do robô pode introduzido no próximo ano. Aliás, será também em 2022 que a Tesla quer apresentar ao mundo, desta vez formalmente, o modelo funcional do conceito hoje revelado.
O primeiro protótipo funcional do Tesla Bot deve chegar em 2022
Por muito empolgante que seja a promessa de vermos um Tesla Bot já em 2022, aconselhamos os leitores a interpretarem estas calendarizações com alguma cautela. Isto tendo em conta o histórico da fabricante norte-americana, já famosa pelos atrasos.
De qualquer modo, este é um dos produtos mais peculiares a serem anunciados pela Tesla, chegue ele ou não na calendarização estipulada pela marca. Há, contudo, outra possibilidade real, a de o Tesla Bot não chegar a ver a luz do dia.
Tome-se, por exemplo, a audaz afirmação de Elon Musk em abril de 2019 quando o executivo afirmou que a Tesla teria cerca de um milhão de "robotaxis" operacionais em 2020. Ora, estamos em 2021 e tal produto, ou conceito, não passa de imaginação.
O Tesla Bot recebeu o nome de código "Optimus"
Tendo recebido internamente o nome de código "Optimus", o robô humanoide é alimentado pelos mesmos chips e sensores que a Tesla usa, por exemplo, nos seus carros elétricos autónomos. Estará, portanto, equipado para navegar autonomamente.
O Tesla Bot tem cerca de 1,77 metros de altura e pode transportar cerca de 20,41 kg. Também consegue levantar cargas de até 68 kg e deslocar-se com uma velocidade máxima de 8,05 km/h. Esta é a súmula das suas caraterísticas técnicas mais relevantes.
Ao mesmo tempo, a Tesla apresenta o seu Bot como "Feito para humanos, por humanos". Além disso, classifica-o como "amigável" e capaz de eliminar as tarefas perigosas, repetitivas, ou simplesmente aborrecidas.
Criado para tratar das tarefas perigosas, repetitivas ou aborrecidas
Elon Musk acredita que a sua empresa pode vir a mudar a economia mundial ao reduzir os custos do trabalho manual. Para tal, o Tesla Bot e equipamentos similares serão instrumentais ao poderem fazer tarefas repetitivas que apenas os humanos conseguem fazer atualmente. Todavia, Musk avisou que, provavelmente, o seu robô não conseguiria fazer desde logo esse trabalho.
Ainda assim, a popularidade dos robôs continua a aumentar graças aos avanços da engenharia e tecnologia. Ainda recentemente a fabricante chinesa Xiaomi apresentou o seu CyberDog, um robô quadrúpede inspirado na forma de um cão.
Fê-lo para criar uma plataforma de demonstração, equipada com o computador Jetson Xavier NX AI Supercomputer da NDVIDA, bem como 128 GB de armazenamento SSD de alto nível.
Em síntese, vemos no Tesla Bot um vislumbre do futuro com a possibilidade de alterar o cenário laboral na economia global. É, no entanto, apenas uma promessa em meados de 2021. Teremos que esperar para ver se Musk consegue realizar este "sonho".
Editores 4gnews recomendam:
- OPPO revela 4 grandes inovações para a câmara dos smartphones Android
- Xiaomi Mi MIX 4 chega em breve à Europa após certificação pela Bluetooth SIG
- Calendário Google ficará ainda melhor com a nova atualização do serviço