Elon Musk anunciou que o implante cerebral sem fios da Neuralink foi implantado pela primeira vez em um ser humano. Denominado "Telepatia", este primeiro produto permitirá que os utilizadores controlem um computador ou um smartphone através do seu cérebro.
Tecnologia tem foco nas pessoas com perda de mobilidade
Na sua publicação na rede social X, Elon Musk revelou que o primeiro humano recebeu um implante Neuralink no dia 28 e está a recuperar bem. O bilionário afirmou ainda que "resultados iniciais mostram uma deteção promissora de picos de neurônios".
Nos últimos anos, a Neuralink tem ampliado as expetativas para o seu implante cerebral, principalmente após demonstrar a sua tecnologia nos testes feitos em macacos. O início dos testes em humanos representa um passo significativo para a empresa.
De acordo com o CEO, o primeiro grupo de utilizadores ao qual o implante se destina é composto por pessoas que perderam membros. A tecnologia tem como foco, no futuro, pacientes que tiveram perda de mobilidade por algum motivo, como pessoas tetraplégicas e com outras deficiências.
Apesar do início dos testes em humanos, a tecnologia da Neuralink ainda deve demorar a chegar efetivamente ao mercado. Especialistas apontam que vários macacos morreram durante as experiências, embora os testes em humanos só tenham sido permitidos após o sucesso em vários macacos ser comprovado com segurança.