Esta segunda-feira começou mais uma edição da WWDC, conferência anual de desenvolvedores da Apple. Foram apresentadas as novidades para os vários sistemas operativos da empresa da maçã trincada, com a Inteligência Artificial em foco.
Uma das novidades apresentadas em palco foi a parceria da Apple com a OpenAI que vai permitir trazer funcionalidades do ChatGPT para os produtos da Apple. Na rede social X, Elon Musk reagiu à parceria com uma ameaça de banimento dos produtos Apple das suas empresas.
"Se a Apple integrar OpenAI no nível do sistema operativo, os dispositivos Apple serão banidos das minhas empresas. Isto é uma violação de segurança inaceitável”, escreveu o dono da própria rede social X e de empresas como a Tesla ou a SpaceX.
ChatGPT será usado quando a Siri não conseguir responder às tuas questões
O que motivou a ameaça de Elon Musk em concreto? Em palco, a Apple anunciou que a OpenAI iria chegar para melhorar a Siri no iOS 18. No fundo, quando a Siri for capaz irá responder às tuas perguntas. Mas se necessário, usará o ChatGPT para tal.
No fundo, o que Elon Musk alega é que a Apple estará a entregar os dados dos utilizadores à OpenAI caso o ChatGPT corra ao nível do sistema nos produtos da empresa. Mas a Apple defendeu-se em palco ao reafirmar o seu compromisso com a privacidade e a segurança dos utilizadores.
Este celeuma entre Elon Musk e a OpenAI não é de agora. É que Elon Musk foi precisamente um dos fundadores da OpenAI em 2018, em conjunto com o atual CEO da empresa, Sam Altman. E desde a sua saída que a relação não tem sido a melhor com a OpenAI, que acusa de não seguir a ideologia open-source com que foi fundada.