Quando não tem tema para gerar controvérsia, Elon Musk rapidamente encontra um motivo para continuar a ser falado – e sempre com a tecnologia e a inovação no centro das opiniões polémicas.
Desta vez o patrão da Tesla e da Space X decidiu colocar em causa o programa de desenvolvimento do F-35, o caça mais avançado do mundo, defendendo que se trata de uma solução obsoleta e ineficiente.
“Entretanto, alguns idiotas continuam a construir caças tripulados como o F-35", escreveu Musk na sua conta do X no passado domingo, defendendo a substituição destes caças por veículos aéreos não tripulados (UAV).
Falhas e custos elevados
As palavras de Elon Musk surgem já depois de ser nomeado para a co-liderança do Department of Government Efficiency (DOGE) e acabam por refletir um dos objetivos assumidos quando foi anunciado no cargo: cortar nas despesas desnecessárias e reestruturar as agências federais, poupando dois biliões de dólares.
Segundo a revista Newsweek, o projeto do caça F-35, desenvolvido pela Lockheed Martin, é atualmente o programa de armamento mais caro e ambicioso do Departamento de Defesa. No total, custará aos cofres federais dos EUA cerca de 2 triliões de dólares.
Mas além dos custos elevados, as críticas de Musk apontam também as falhas constantes do programa, sobretudo pela profusão de interesses que envolve:
“O projeto do F-35 falhou ao nível dos requisitos porque era necessário ser demasiadas coisas para demasiadas pessoas. Isto tornou-o num dispendioso e complexo ‘pau para toda a obra, mas sem nenhum mestre. O sucesso nunca fez parte do conjunto de resultados possíveis”, afirmou.
A confirmar a lógica destas críticas, a Newsweek recorda que documentos do Pentágono, recentemente desclassificados, revelaram “problemas contínuos de fiabilidade, manutenção e disponibilidade do F-35". A Lockheed Martin já refutou esses dados, afirmando que o F-35 chega a exceder os requisitos de desempenho de fiabilidade contratados”.
A vez dos drones para fazer a guerra
Elon Musk assume que é a vez dos veículos aéreos não tripulados ganharem um papel mais importante nas soluções militares de Defesa dos EUA.
“Os caças tripulados estão desatualizados na era dos drones e só põem em risco a vida dos pilotos”, insistiu Musk, numa opinião acompanhada por Matt Gaetz, recém-nomeado por Donald Trump para futuro procurador-geral, mas que entretanto se retirou devido a um escândalo sexual. “O F-35 é uma plataforma falhada. É hora de mudar inteiramente para drones”, afirmou, apesar de tudo, Getz.
No vídeo publicado pelo patrão da Tesla – e novo co-líder do DOGE - é possível ver verdadeiros enxames de drones no ar e a levantar voo, imagem que sugere a utilização de largas quantidades destes veículos em substituição dos caças convencionais. Falta agora Elon Musk explicar, na prática, como essa substituição pode ser concretizada.
Já votaste nos Prémios 4gnews 2024? O teu voto é essencial para eleger o melhor da tecnologia e, ao participares, habilitas-te a ganhar uma cadeira noblechairs HERO no valor de 469,90€! As votações estão abertas até 5 dezembro - não deixes passar esta oportunidade e vota agora!
E se quiseres estar bem preparado nesta Black Friday, com as melhores promoções antecipadas em várias lojas, não te esqueças de seguir o guia 4gnews com as melhores ofertas da Black Friday.