A Audi está a dar tudo para conquistar os condutores chineses com os seus veículos elétricos e o novo modelo E faz parte dessa sedução, ao ser totalmente fabricado e desenvolvido dentro do território chinês.
Chega ao mercado no verão de 2025. Mas, ainda que tenha atributos bastante atraentes, para já parece que pode ser um veículo exclusivo para vender e rodar em território chinês.
Os atributos d Audi E
O novo Audi E já foi “apanhado” nas estradas chinesas, mas devido à sua impenetrável camuflagem, pouco ficámos a conhecer do seu design. Apenas é percetível, a icónica dianteira bem conhecida da marca.
No entanto, sabe-se já que terá uma distância entre eixos de 2950 mm, assim como um volante de três raios em formato de D duplo. Os rumores avançam que no interior haverá iluminação ambiente assim como muita madeira e até um teto coberto por camurça.
A nível técnico, o Audi E vai adotar um motor duplo para 570 kW (764 cv), alimentado por uma bateria de 100 kWh.
Tal significa que o Audi E vai ter um alcance CLTC de até 700 km e vai dos zero aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos.
A luta da Audi para ser bem-sucedida no mercado chinês
Ainda que seja uma marca globalmente conhecida e bem-sucedida, a Audi tem enfrentado algumas dificuldades no mercado chinês, com os seus modelos elétricos.
De acordo com dados anteriormente divulgados, em 2022, a marca registava uma baixa aceitação dos condutores chineses. Tal levou a que a Audi, nesta época, colocasse um outdoor nas lojas com a mensagem “a Audi também tem veículo elétricos”.
Mas nem esta mensagem direta e objetiva conseguiu fazer a marca obter melhores resultados. Para inverter a tendência, a Audi optou agora por uma estratégia mais ousada.
Aliou-se à SAIC para produzir novos veículos que vão ser construídos exclusivamente em território chinês e que, muitos destes, serão também apenas comercializados na China. Como é que se distinguem dos restantes bólides da Audi? Simples, o conhecido logótipo de quatro círculos desapareceu.