
A Volkswagen tem planos ambiciosos para o lançamento de uma família de carros elétricos a preços acessíveis. O início desta aposta começará já em 2026 com o lançamento do ID. Polo, com um preço esperado a partir de 25 mil euros.
No entanto, as mais recentes previsões pintam um cenário menos otimista para este elétrico compacto. De acordo com a publicação alemã Handelsblatt, este veículo não será assim tão barato no seu lançamento.
Volkswagen ID. Polo pode ser lançado acima dos 30 mil euros
A fonte em causa diz-nos que a versão do ID. Polo que a Volkswagen lançará na primavera deverá custar acima dos 30 mil euros. Isto porque este veículo não deverá ter a sua versão base disponível imediatamente após a sua apresentação.
Ou seja, as primeiras versões do ID. Polo a chegaram aos concessionários deverão ser as mais caras. A culpa disto é a falta de disponibilidades de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) que irão equipar a versão base deste elétrico.
Isto significa que a versão a rondar os 25 mil euros deverá existir, mas não estará disponível logo no lançamento do ID. Polo. Ela deverá chegar um pouco mais tarde, com estimativas internas a apontarem para um atraso de 6 a 9 meses.
Importa relembrar que o Volkswagen ID. Polo deverá ser lançado para o mercado em três opções. A versão base oferecerá uma potência de 85 kW (114 cv), havendo ainda outras versões de 99 kW (133 cv) e 155 kW (208 cv).
Para mais tarde está prevista uma versão GTI, a mais poderosa desta família. Esta versão virá equipada com um motor de 166 kW (226 cv), com um lançamento previsto para o final de 2026.
Com efeito, se estás à espera do lançamento do Volkswagen ID. Polo para entrar no mundo da mobilidade elétrica a um preço mais acessível, terás de esperar um pouco mais. Essa versão mais económica não será das primeiras a chegar aos concessionários, mas eventualmente ela acabará por ser lançada.
