Electronic Arts defende as ‘loot boxes’ e compara-as a Ovos Kinder

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Kerry Hopkins, Vice-Presidente dos Assuntos Legais e Governamentais da Eletronic Arts defendeu as ‘loot boxes’. Em declarações prestadas ao Comité Digital, Cultural, Media e Desporto no Parlamento do Reino Unido, o dirigente da EA comparou-as aos Ovos Kinder, afirmando que têm a mesma “mecânica de surpresa”.

A Eletronic Arts e outras empresas têm estado envoltas em polémicas por culpa das ‘loot boxes’. Em títulos como o Star Wars: Battlefront II ou o Fifa, as queixas contra aquilo que são considerados “jogos de azar” têm chegados de várias frentes.

O que são ‘loot boxes’

Estas caixas são consumíveis virtuais que podem ser adquiridos num determinado jogo, de forma a receber-se em troca itens virtuais. O exemplo mais comum são os pacotes no Fifa Ultimate Team. Gastando moedas virtuais (ou colocando dinheiro no jogo), os jogadores podem abrir os pacotes.

Na prática, estas caixas são um jogo de azar e sorte. Gasta-se determinada quantia (em moedas virtuais ou com investimento de dinheiro na compra de Fifa Points). Tendo em conta o público jovem destes jogos, desde cedo que as crianças ficam expostas a jogos de azar graças a estas caixas.

A EA já negou várias vezes que a ‘loot boxes’ sejam jogos de azar. Desta vez não foi exceção, e Kerry Hopkins disse nas suas declarações que a empresa nem as trata por esse nome pelas suas “mecânicas de surpresa”.

Representante da EA considera os Pacotes do Fifa "éticos e divertidos"

“As pessoas adoram surpresas. É algo que faz parte dos brinquedos há muitos anos, seja nos Ovos Kinder, Hatchimals ou LOL Surprise”, referiu Hopkins. Com foco no Fifa, o representante da EA afirmou que os pacotes no Fifa Ultimate são “muito éticos e divertidos”.

Hopkins alertou também para o facto de os pais têm meios de bloquear este tipo de conteúdos dos filhos. Para criar uma conta da Playstation, por exemplo, é preciso ter 18 anos, senão terá ser de criada uma sub-conta. O representante da EA não culpa diretamente a Sony ou a Microsoft, mas afirma que existem meios de bloquear estas compras indesejadas.

Quem conhece os pacotes do Fifa sabe que estes são tudo menos “mecânicas de surpresa”. Em certa medida podemos sim considerá-los um jogo de azar, já que é sempre imposta uma certa probabilidade sair determinado prémio, e podem ser comprados com dinheiro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Lisboa Games Week: o maior evento gaming em Portugal já tem data oficial
  • PES 2020 tem novos trunfos, mas será suficiente para vencer o FIFA 20?
  • FIFA 20: "Volta Football" traz de volta o futebol de rua e também o Futsal!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.