Esta segunda-feira, 5 de maio, é um dia de “despedidas”. Como a 4gnews já noticiou, o dia fica marcado pelo fim do Skype. No entanto, é também o dia em que o WhatsApp deixa de funcionar para alguns dispositivos.
Como refere a Executive’s Digest, esta aplicação vai ser incompatibilizada para as versões mais antigas de sistemas operativos iOS e Android. Para iOS, o WhatsApp deixa de funcionar com dispositivos anteriores à versão 15.1. Para Android, o WhatsApp deixa de funcionar nas versões abaixo da 5.0.
A Meta, detentora do WhatsApp e plataformas como o Instagram e o Facebook, já se pronunciou sobre o assunto.
Descontinuação está relacionada com questões de segurança: diz a Meta
Em comunicado oficial, a empresa liderada por Mark Zuckerberg afirma que “é possível que esses aparelhos não abranjam as atualizações de segurança mais recentes ou não incluam funcionalidades necessárias para operar o WhatsApp”.
Importa referir que não é propriamente uma novidade este “corte” promovido pela Meta. Isto porque a detentora do WhatsApp, pontualmente, atualiza os seus critérios de compatibilidade.
De qualquer forma, o WhatsApp envia uma notificação a todos os utilizadores que deixam de poder utilizar a aplicação. No caso de teres um telemóvel antigo e estares na dúvida se podes continuar a usar o WhatsApp, o não-envio de uma mensagem é bom sinal.
Ainda assim, há forma de verificar diretamente no teu telemóvel se a medida se aplica a ti ou não.
Como verificar se posso continuar a usar o WhatsApp?
Supondo que tens um iPhone, o processo para confirmar a tua versão do sistema operativo é bastante simples. Apenas tens de seguir estes passos:
-
Ajustes
-
Geral
-
Sobre
Na prática, para quem usa o iPhone, deixam de ter WhatsApp: iPhone 5s, o iPhone 6 e iPhone 6.
Em Android:
-
Configurações
-
Sobre o dispositivo
-
Versão do Android
Mais informações podem ser consultadas na página oficial do WhatsApp.