Foi durante a conferência Google I/O que ficamos a conhecer mais uma marca que irá entrar no segmento dos óculos inteligentes com Android XR. Falamos da Xreal que aproveitou a ocasião para revelar os seus óculos, para já conhecidos como Project Aura.
Estes serão uns óculos com um aspeto discreto que utilizarão o sistema operativo Android XR. Chegarão ao mercado ainda este ano, posicionando-se como uma grande alternativa aos óculos da Samsung, conhecidos como Project Moohan.
Project Aura da Xreal irá destacar-se pelo seu perfil bastante discreto
A Xreal é uma empresa chinesa que já tem presença no mercado dos óculos de Realidade Virtual. Os produtos desta marca destacam-se pelo seu design elegante e discreto, algo que será herdado pelos Project Aura.
Se a Samsung está a desenvolver um headset mais robusto (semelhante aos Apple Vision Pro), o Project Aura destaca-se pela sua semelhança com uns óculos convencionais. Se desejas um produto mais discreto, os óculos da Xreal serão os mais indicados para ti.
Durante a Google I/O ficamos a conhecer os primeiros detalhes sobre estes óculos. Para já, sabemos apenas que estes utilizarão um processador Snapdragon XR, desenhado especificamente para este tipo de produtos.
Relativamente às suas funcionalidades, foi avançado que poderás usar estes óculos para receber e enviar mensagens, tirar fotografias, gravar vídeos ou receber indicações, por exemplo, do Google Maps. Tudo isto numa filosofia de Realidade Mista, permitindo ao utilizador ver o que o rodeia enquanto recebe estas informações.
Uma das principais funcionalidades dos produtos com Android XR é a sua integração com o Gemini. Isto abre a porta a um enorme leque de possibilidades, nomeadamente receber traduções em direto caso estejas à conversa com alguém que fale um idioma diferente.
Estes óculos ainda não funcionarão de forma independente
Um pormenor importante a ter em contra é a dependência que os Project Aura apresentarão. Tal como a Xreal afirmou, estes serão uns óculos "amarrados", ou seja, que terão de se ligar a um smartphone para funcionarem.
Por enquanto, esta é uma dependência necessária, pois transferirá o processamento de tarefas para outro dispositivo. A principal vantagem será sentida na sua autonomia.
Muitos pormenores sobre o Project Aura ficaram por esclarecer, mas a Xreal prometeu que falará mais sobre eles no dia 10 de junho. Nessa ocasião, espera-se que a empresa divulgue mais pormenores sobre os seus óculos inteligentes, sobretudo o seu preço e data de lançamento.