O ano de 2024 ainda não terminou, mas há um tema referente a 2025 que surge na atualidade tecnológica. Em causa, um relatório que nos divulga uma lista preliminar dos iPhone e iPad que devem receber a atualização para o iOS 19 e iPadOS 19.
A lista foi divulgada pela publicação francesa iPhoneSoft que teve acesso a informações sobre os planos da Apple para a próxima versão do seu sistema operativo. Sem mais delongas, deixamos-te com os modelos que deverão ser atualizados.
iPhone´s que devem ser atualizados para o iOS 19
- iPhone 17, 17 Air, 17 Pro, 17 Pro Max
- iPhone 16, 16 Plus, 16 Pro, 16 Pro Max
- iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro, 15 Pro Max
- iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro, 14 Pro Max
- iPhone 13, 13 Mini, 13 Pro, 13 Pro Max
- iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro, 12 Pro Max
- iPhone 11, 11 Pro, 11 Pro Max
- iPhone XS/XS Max
- iPhone XR
- iPhone SE (4ª geração)
- iPhone SE (3ª geração)
- iPhone SE (2ª geração)
Ao olhar para esta lista, percebemos que os modelos mais antigos a receber esta atualização foram os lançados em 2018. Todos os iPhone lançados antes desse ano não terão direito ao iOS 19.
Tal como a fonte sublinha, o facto de serem atualizados para esta versão do iOS não significa que tenham acesso a todas as funcionalidades. Ou seja, a Apple poderá "bloquear" algumas novidades em determinados modelos, sobretudo no que concerne à Apple Intelligence.
iPad´s que devem ser atualizados para o iPadOS 19
- iPad mini (5ª geração ou posterior)
- iPad (8ª geração ou posterior)
- iPad Air (3ª geração ou posterior)
- iPad Pro (2018 ou posterior)
A mesma fonte revela ainda os tablets que devem receber o novo iPadOS 19. Neste segmento, a Apple não deverá ser tão generosa, já que a sétima geração do iPad - lançada em 2019 - já não receberá esta atualização.
Olhando para a linha iPad Pro, apenas os modelos lançados após o modelo de 2017 serão contemplados com o iPadOS 19. Ou seja, será necessário, pelo menos, um processador A12 para correr a próxima versão deste sistema operativo.
Importa sublinhar que esta lista ainda não é oficial. Ou seja, só quando a Apple abordar este tema é que teremos certezas sobre os modelos que serão atualizados para as próximas versões do seu software.
Relativamente às suas novidades, também ainda não há muito para noticiar. Rumores afirmam que a Apple deverá focar-se mais na estabilidade do seu software, o que significa que além de mais funcionalidades para a Apple Intelligence não são esperadas grandes mudanças.
Tudo será desvendado no início de junho, por ocasião da WWDC 2025. Este é o local por excelência para a apresentação do novo software da empresa e no próximo ano não será diferente.