Nos últimos dias, tem circulado na imprensa britânica que o Rei Carlos III está prestes a receber um novo carro elétrico (VE). Como reporta o jornal The Sun, consta que este será um Lotus Eletre, a rondar os 190.000 euros.
Sabe-se que este veículo, que irá servir o Rei Carlos III, já terá sido encomendado, pelo que deverá chegar num espaço de poucos dias. Fica ainda por esclarecer qual das versões será: se o Lotus Elete 600 ou o Lotus Eletre 900.
É uma homenagem à falecida Rainha?
Segundo o mesmo meio noticioso, é previsível que este novo carro do Rei Carlos III chegue em tons de “Royal Claret”: ou seja, uma espécie de cor bordô. Consta que a preferência por esta cor vinha da Rainha Isabel II, mãe de Carlos III.

Uma fonte não especificada pelo jornal The Sun acrescentou ainda: “o facto de a Lotus conseguir produzir um SUV elétrico na cor royal claret realmente os coloca no comando. A Família Real tinha um Lotus Eletre emprestado no ano passado e ele claramente preenchia alguns requisitos”.
Recorde-se, contudo, que este não é o primeiro automóvel livre de emissões que associamos ao Rei Carlos III. Conforme explica o Top Gear, já chegamos a ver um Jaguar I-Pace topo de gama, vendido à Família Real com cerca de 56.000 quilómetros, num leilão.
Sobre o Lotus Eletre
Quanto ao carro em si, tal como se pode ler na página oficial da Lotus, este apresenta tração nas quatro rodas e um sistema de alta tensão de 800 V. Tem ainda controlo do chassi integrado e farol de matriz de 24 luzes LED.
Sobre as especificações principais, sabe-se que este tem uma potência de 603 cavalos, sendo que consegue atingir uma velocidade máxima de 258 quilómetros por hora. Consegue ainda chegar dos 0 aos 100 quilómetros por hora, em cerca de 4,5 segundos.
A autonomia WLTP pode atingir um máximo de 600 quilómetros.