
O inverno é a estação do ano em que a humidade e os bolores se acumulam em qualquer casa. Para os combater, um desumidificador é um produto que não deve faltar em nenhuma casa.
Contudo, há uma divisão em especial em que não deve faltar um desumidificador. Tal como explicam especialistas, todos devíamos ter um no nosso quarto é há uma forte razão para isso.
Ter um desumidificador no quarto vai ajudar-te a dormir melhor
Conforme explica a Dr Hana Patel, especialista do sono, ter um desumidificador no quarto vai melhorar a qualidade do teu sono. Isto porque ele vai contribuir para a melhorar a qualidade do ar.
A qualidade do ar em qualquer local é afetada por diversos fatores, sendo um deles a sua humidade relativa. É precisamente aqui que entra em ação o desumidificador, pois uma das suas principais funções é precisamente a redução dos níveis de humidade.
Com uma humidade mais elevada, o teu corpo vai ter maior dificuldade a acalmar-se e consequentemente a adormecer. Por outro lado, caso a humidade seja demasiado baixa, isso irá secar mais a tua pele e as vias respiratórias, interrompendo o teu sono.
Dito isto, há um nível médio de humidade relativa que os especialistas aconselham. Em condições ideias, os níveis de humidade devem estar entre os 30% e os 50%, afirma esta especialista em qualidade do sono.
Ela acrescenta que níveis de humidade abaixo dos 30% vão secar a tua pele. Em contrapartida, em níveis acima dos 60% criam-se condições mais favoráveis à geração de mofo e alergénios.
Podes (e deves) manter o desumidificador enquanto dormes
Para aqueles que posam estar a questionar-se se devem manter o seu desumidificador ligado enquanto dormem, a resposta é sim. As razões são as mesmas que já elencamos acima.
Em suma, se ainda não tens um desumidificador em casa, talvez este seja o momento ideal para começares a pensar nisso. Este pequeno aparelho vai melhorar consideravelmente a qualidade do teu sono e, consequentemente, a tua qualidade de vida.
