Ecossistema de Realidade Virtual da Alcatel acabou de ficar mais envolvente

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Alcatel está presente na IFA Berlim e apresentou um novo leque de acessórios que pretendem cativar o consumidor para o mundo da Realidade Virtual (VR). Pois bem, os novos produtos da Alcatel são o VISION e a Alcatel360 Camera, tornando-se na primeira marca global de smartphones a oferecer aos seus utilizadores uma experiência de Realidade Virtual (VR) all-in-one.

Alcatel VISION

Com efeito, os seus óculos de realidade virtual, os VISION podem ser usados durante 2 a 3 horas, com ou sem óculos, permitindo tempo de sobra para um tour de Realidade Virtual num museu ou para entrar no seu filme favorito. Este dispositivo pode funcionar independente do smartphone e pretende tornar esta tecnologia acessível e apelativa a todos os tipos de mercados e consumidores.

Para tal, a TCL Communication (actual detentora da marca Alcatel) estabeleceu parcerias com a Jaunt VR, a Magic Interactive Entertainment e a Fraunhofer para fornecerem conteúdos pré-carregados e hardware aos utilizadores do VISION, de forma a que possam utilizar e experimentar imediatamente nos seus novos óculos de realidade virtual. Ora, mas afinal o que é que este VISION oferece?

Ora, graças à Jaunt VR terás uma experiência de VR cinematográfica, que oferece aos seus utilizadores uma experiência stereo vídeo 360°. Para os gamers que queiram experimentar os jogos VR, o VISION inclui o Magic Interactive Entertainment’s BattleBlock, um jogo de combate frisbee desenhado para VR e compatível com o modo person-to-person. A Fraunhofer, por sua vez, oferece uma solução áudio que suporta tecnologia VR, que se adapta ao som em tempo real face ao que está a ser visto olhando ao redor. Em suma, sincroniza o som com a imagem para uma experiência imersiva e realista.

Alcatel 360 Camera

Enquanto isso, a Alcatel 360 Camera, tal como o nome sugere, é uma câmara 360°, de utilização fácil e disponível em dois modelos. Ambos possuem duplas lentes fish-eye (olho de peixe) com 210°: um modelo rectangular, com aproximadamente metade do tamanho de um cartão de crédito, e um modelo em forma de bola, aproximadamente do tamanho de uma moeda. Esta nova câmara é compacta e com funcionamento plug and play, sem chatices de instalações de programas ou drivers. Algo que agradará aos seus utilizadores menos pacientes. Podes pegar nela e captar, visualizar e fazer o upload de conteúdos, diretamente nos seus smartphones.

A Alcatel salientou também as quatro novas parcerias com os fabricantes de câmaras 360°, a 360fly, ALLie Camera, Arashi Vision (Insta 360 4K) e Primesom (Nico360). Estes fabricantes vão oferecer funcionalidades mais diversificadas e interessantes para os consumidores, nomeadamente para utilização ao ar livre e a nível empresarial. Com estas novas parcerias a Alcatel pretende acrescentar novas e variadas funcionalidades às suas câmaras.

Voltando aos óculos VISION, este é um dispositivo móvel wireless all-in-one (tudo em um) que permite aos utilizadores desfrutar de uma experiência de filme em formato IMAX nas suas próprias casas.

Contudo, o melhor de tudo e a grande novidade é que o VISION não está preso a um smartphone ou um computador! Na verdade, os utilizadores podem movimentar-se naturalmente enquanto exploram ambientes de Realidade Virtual. Tem também um carregamento rápido para que as interrupções sejam mínimas. Além disso, o seu design ergonómico e aerodinâmico, fazem do VISION um gadget mais cómodo de utilizar no dia-a-dia.

Por último, o seu amplo campo de visão de 120 graus fazem dele um dos melhores no seu campo e com uma latência baixa de 17 milissegundos, algo que é crucial para manter a ilusão de estar num mundo virtual (e de forma a afastar qualquer sensação de tonturas). Com duas opções de cor, o VISION também se ajusta a quem tem miopia, eliminando a necessidade de óculos ou lentes de contato quando se utiliza o dispositivo.

Talvez queiras ver:

  • Lenovo K6, K6 Power e Lenovo K6 Note apresentados oficialmente
  • Elephone S7: O verdadeiro clone do S7 edge está a chegar
  • azer Stargazer: A webcam que revolucionará a vida a qualquer gamer ou livestreamer
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.