EaseUS Data Recovery recupera as fotografias que julgavas perdidas para sempre

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

Certamente que já te aconteceu apagares acidentalmente uma fotografia ou documento, e arrependeres-te poucos segundos depois. Ou aquela altura de desespero em que a tua pen USB, ou disco externo decidem dar problemas e deixam de funcionar, obrigando-te a fazer uma formatação.

Nestas alturas, é fácil entrar num estado de frustração profundo, e é por isso que ferramentas como o EaseUS Data Recovery foram criadas. Para te aliviar nestes momentos, dando-te a possibilidade de recuperar fotos, documentos ou qualquer outro tipo de ficheiro que julgavas perdido para sempre.

Este tipo de software não é gratuito, sendo que a sua licença (vitalícia) tem um custo de 80€. No entanto, vais poder experimentar o software sem qualquer custo e sem restrições. Na sua versão de teste é possível realizar uma pesquisa completa, sendo que apenas te impossibilita de recuperar os ficheiros perdidos.

EaseUS Data Recovery pode safar-te de um problema complicado, mas tudo tem o seu preço...

Existem vários tipos de software que prometem recuperar os teus ficheiros perdidos, apresentando diversas funcionalidades e ferramentas especializadas que por vezes podem tornar-se uma dor de cabeça. Por isso mesmo, o EaseUS Data Recovery optou por se apresentar da forma mais simples possível.

De facto, toda a sua interface é tão simples e minimalista, que até para os utilizadores mais básicos, poderá parecer um software 'incompleto'. Mas, nem tudo é negativo com uma interface tão simples. A recuperação de dados com o EaseUS é um processo extremamente rápido.

Depois de instalares o programa e o ativares, apenas te irá ser apresentada uma janela com os discos detetados. 'Área de Trabalho', 'Reciclagem' e opção para selecionares uma pasta específica. Ao fazeres a seleção do local que pretendes analisar, apenas precisas de clicar no botão "Verificar" e todo o processo é realizado de forma autónoma.

O tempo que leva a realizar esta análise, depende obviamente da dimensão da pasta ou disco selecionado. No entanto, nas várias ocasiões em que experimentei este software, pareceu-me ser um processo bastante rápido que nunca ultrapassou os 30 minutos. Uma vez terminado o processo, é-te apresentada uma lista completa dos ficheiros encontrados. Organizados por pastas no menu do lado esquerdo.

Especialmente se precisares de analisar um disco de grandes dimensões, vão-te ser apresentados milhares de ficheiros, tornando a tarefa de encontrares o que procuras bastante complicada. Mas, não desesperes, pois vais poder tirar proveito da ferramenta de filtragem que te vai ser muito útil.

Ao clicares no botão do "Filtro", vais poder escolher que sejam apresentados apenas imagens, documentos, vídeos, ficheiros áudio ou emails. Podes ainda selecionar para que apareçam apenas ficheiros mais recentes. Desta forma, será mais fácil conseguires encontrar os ficheiros que procuras.

Resultados obtidos na recuperação de imagens

Do meu ponto de vista como utilizador, imagino que o mais comum problema para mim, seria conseguir recuperar fotografias perdidas acidentalmente. Por isso, decidi realizar um pequeno teste. Ao eliminar através da reciclagem várias imagens e tentar recuperar as mesmas com o EaseUS Data Recovery Wizard Professional.

O processo foi extremamente simples e rápido, demorando apenas alguns minutos. No entanto, os resultados não foram tão positivos como esperaria. Assim como podes ver na imagem em cima, todas as imagens foram recuperadas com sucesso. No entanto, várias acabaram por se revelar inutilizáveis, visto apenas apresentarem uma fração da imagem original.

Curiosamente, a mesma pesquisa realizada no dia seguinte, acabou por não apresentar nenhuma uma das imagens eliminadas no dia anterior.

Será o EaseUS Data Recovery o software indicado para o teu problema?

Na pequena experiência que realizei, não consegui obter os resultados que pretendia, especialmente considerando que o software custa 80€. Mas, isso não significa que não será a ferramenta perfeita para a tua situação. Uma vez que podes realizar o download grátis da versão de testes, aconselho-te que o faças antes de descartar por completo este software.

Utilizando a versão de testes, realiza a pesquisa pelos ficheiros que pretendes recuperar, demora apenas alguns minutos. Depois, se conseguires encontrar os ficheiros que julgavas perdidos, aí deves ponderar investir neste programa. Certamente que este programa para recuperar dados será sempre uma ferramenta útil para ter em situações de emergência.

Artigo patrocinado

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.