E3 2018. Conferência da Sony – tudo o que precisas de saber!

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 6 min.

A Sony apresentou-nos a sua conferência da E3 com os jogos que vão ser lançados para a PlayStation 4 em 2018, 2019 e alguns possivelmente para um ano mais distante (estou a olhar para ti Death Stranding!).

Trailers cinemáticos, gameplay, novos jogos, sequelas confirmadas e conteúdo VR. A Sony trouxe-nos um pouco de tudo. Tanto dos jogos que estávamos à espera, como algumas agradáveis surpresas.

Vê ainda: 3 2018. Battlefield V com Battle Royal na 2.ª Guerra Mundial?

Shawn Layden, Presidente e CEO da SIEA (Sony Interactive Entertainment America, ou seja, a principal figura no comando na Sony Playstation), conduziu o início desta conferência. Mais tarde, afirmou que esta conferência não tem como objetivo mostrar novidades surpreendentes, mas sim levar os fãs numa viagem pelos títulos que já conhecemos.

Shawn Layden disse também que a estrutura da conferência seria suportada pelos quatro pilares principais da Playstation neste momento, sendo eles Last of Us Part II, Ghost of Tsushima, Death Stranding e Spiderman.

A Sony revelou na E3 alguns títulos que chegarão à PlayStation 4 este ano e no próximo!

Foi notório na conferência que estes eram os jogos principais e que tudo o resto ficou num plano secundário. Pelo que, serviu de transição entre os “4 grandes”. No entanto, isto não menosprezou em nada os outros títulos. Todos tiveram o seu destaque quando apareceram em cena.

E confirmou ainda que a Playstation e o estúdio Santa Monica estão a trabalhar no modo de jogo New Game+ para God of War.

Passando agora para o que realmente nos interessa, os jogos!

Playstation VR teve alguns jogos em exposição nesta E3, no entanto só um deles foi novidade na conferência. Déraciné, é um titulo da From Software, que foge um pouco das suas últimas criações (Dark Souls e Bloodborne).

Os outros títulos para o Playstation VR são Tetris Effect, Ghost Giant, e Beat Saber. Estes títulos já tinham sido anunciados num evento pré-E3 onde a Sony Playstation partilhou diariamente cinco novidades nos cinco dias que antecederam a conferência.

Os dois jogos que faltam são Days Gone, o exclusivo Playstation 4 com lançamento a 22 de fevereiro e Twin Mirror. Este último é um jogo que parece ter uma componente narrativa bastante forte, ao estilo de Detroit: Become Human. Estes cinco jogos não tiveram grande destaque na conferência, passaram apenas pequenos trailers em rápida sucessão.

Last of Us Part II iniciou a conferência com um trailer cinematográfico e gameplay protagonizado por Ellie. Não foi apresentada nenhuma data nem previsão para o lançamento do jogo. No entanto, tivemos o primeiro contacto com o gameplay do jogo, e que contacto!

Call of Duty: Black Ops 4 não trouxe gameplay, mas apresentou umas novidades que podem agradar aos fãs da franquia. Serão remasterizados 4 mapas de Black Ops 1 e Black Ops 2, Jungle, Summit, Slums e Firing Range.

Black Ops 3 que, a partir do dia de hoje, está disponível gratuitamente para os assinantes do PS Plus!

Para quem fizer pré-reserva de Black Ops 4, esses mesmos quatro mapas estarão disponíveis no jogo Black Ops 3 que, a partir do dia de hoje, está disponível gratuitamente para os assinantes do PS Plus. Portanto, se subscreves o serviço e queres jogar o jogo, basta ires a Playstation Store e fazer o download gratuito. Black Ops 4 lança no dia 12 de outubro deste ano para PS4, Xbox One e PC.

Destiny 2 Forsaken teve uma aparição curta com um trailer onde Cayde-6 é baleado por Uldren Sov, irmão da rainha dos Awoken, Mara Sov. A expansão foi mostrada ao detalhe num evento da Bungie dedicado à mesma, daí esta aparição ser tão curta. O preço da expansão será de 40€ e será lançada no dia 4 de setembro deste ano para PS4, Xbox e PC.

Ghost of Tsushima, tal como Last of Us Part II, teve direito a um trailer cinematográfico e gameplay. O primeiro contacto com gameplay deu para ter umas ideias iniciais de como é o jogo, visto que se trata de uma nova IP (Propriedade Intelectual) da qual nada sabíamos. No entanto, a Sucker Punch não avançou com nenhuma data nem previsão de lançamento para o seu jogo.

Control é o novo jogo do estúdio Remedy (criadores de Max Payne, Alan Wake e Quantum Break) e foi uma das surpresas da noite da Sony. Uma nova IP que teve direito a um trailer de apresentação que nos mostrou um pouco do que o jogo tem para oferecer. Control será lançado algures em 2019.

Resident Evil 2 Remake foi apresentado com um trailer que inicialmente pareia um jogo de VR, mas que rapidamente nos mostrou um zombie e os personagens principais, Leon e Claire, bem como vários locais da cidade de Raccoon infestada de zombies. RE 2 tem data de lançamento marcada para dia 25 de janeiro de 2019 para Sony PS4, Xbox One e PC.

Trover Saves the Universe é um jogo dos criadores de Rick & Morty. Através do trailer mostrado, deu para entender que será um jogo de plataformas com um foco no humor característico de Rick & Morty. Nenhuma data ou previsão foi anunciada para o jogo de Trover.

Kingdom Hearts 3 volta a aparecer, contabilizando já três conferências nesta E3 (Microsoft, Square Enix e Sony). O destaque da aparição na conferência da Sony vai para a confirmação do elenco de Piratas das Caraíbas no jogo e batalhas navais bem como uma edição limitada da consola Playstation 4 de Kingdom Hearts.

E claro, para um pacote exclusivo Playstation que contém Kingdom Hearts 3 bem como Kingdom Hearts I.5 and II.5 Remix e Kingdom Hearts II.8 Final Chapter Prologue. Kingdom Hearts 3 tem data de lançamento marcada para dia 29 de janeiro de 2019 para PS4 e Xbox One.

Death Stranding voltou para nos dar voltas à cabeça e deixar com mais dúvidas do que as que tínhamos inicialmente. Com mais um trailer confuso no universo de Death Stranding podemos ver talvez um pouco de gameplay dos personagens a andar livremente no mundo do jogo. Foram também introduzidas duas personagens novais, das quais pouco ou nada sabemos. O jogo de Hideo Kojima e da continua um completo mistério e sem data de lançamento prevista.

E3 e Sony PlayStation foram duas premissas para uma conclusão perfeita...

Nioh 2 fechou as surpresas da noite da E3 2018. A sequela de Nioh foi anunciada com um trailer curto focado em combate. Não foi partilhada mais nenhuma informação referente ao jogo, nem mesmo uma previsão de lançamento.

Spiderman fechou a conferência com trailer cinematográfico e bastante gameplay de combate onde podemos ver as várias combinações de ataques possíveis no jogo e ficamos a saber também um pouco sobre o enredo do jogo.

Spiderman persegue o vilão Electro que se infiltra numa prisão e liberta todos os reclusos que lá se encontram. Desses reclusos fazem parte mais três vilões, Rhino, Scorpion e Vulture.

O trailer acaba com Spiderman a alcançar Electro e rapidamente acaba encurralado pelos outros três vilões mais um quarto que chega de helicóptero, Mr. Negative. Spiderman será lançado no dia 7 de setembro deste ano na PS4.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Sony Xperia podem chegar com Android puro num futuro próximo?

Vivo NEX e NEX Ultimate são oficiais e os smartphones do futuro!

iPhone X da Apple inspira o novo Samsung Galaxy A8 Star

Artigo por Tiago Amaral

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.