Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

E se os cegos pudessem ver? Conhece o grande objetivo da Neuralink

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Nos últimos tempos, a Neuralink tem dado muito que falar. Como a 4gnews noticiou recentemente, um implante cerebral feito pela empresa já conta com 85% dos fios desconectados. Ainda assim, nada que demova a vontade da empresa em inovar e alcançar novos patamares.

Pelos vistos, o próximo grande objetivo da empresa neurotecnológica é conseguir ajudar os cegos a voltar a ver. Tal como refere a Business Today, o anúncio foi feito recentemente por Elon Musk.

Têm sido feitos testes em macacos: os resultados são bons

Neuralink Paciente
(via Copilot)

Recorde-se que a Neuralink chegou a mostrar um paciente a controlar um computador com a mente. Ao que tudo indica, o próximo produto a caminho é mesmo o Blindsight.

Segundo Musk, este “permitirá às pessoas que perderam ambos os olhos ou não têm visão alguma ver e isso está em interface direta com as áreas de processamento ótico do cérebro".

De acordo com a mesma fonte, isto significa que ficaria resolvida a grande maioria das lesões cerebrais ou espinhais. A confirmar-se a intenção de Musk e da Neuralink, o produto seguir-se-ia ao “Telepathy”.

Recorde-se que esta ideia do Blindsight já está a ser posta em prática há algum tempo. Como o próprio chegou a publicar no X, os testes já estão a ser feitos em macacos e os resultados têm sido animadores.

O mais curioso acerca de tudo isto é que as expectativas são muito altas para o Blindsight. No entender de Musk, “a resolução será baixa no início, como os primeiros gráficos da Nintendo, mas no final poderá exceder a visão humana normal”.

Esta perspetiva faz ter esperança em relação a melhorias significativas na vida daqueles que têm problemas visuais. Aparentemente, os macacos testados não têm sofrido qualquer lesão e parecem responder positivamente à tecnologia da Neuralink.

De acordo com a Euro News, a empresa neurotecnológica tem o método de implementar microfios no cérebro. Estes são mais finos do que cabelo e conseguem rastrear os movimentos da pessoa.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.