Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

E-reader a cores ou preto e branco? Descobre qual vale mais a pena

Se estás a pensar comprar um leitor de eBooks, vale a pena optar por um modelo a cores? Descobre as vantagens e desvantagens de cada tipo e qual compensa mais em Portugal.

Qual o melhor e reader

O que é um e-reader e como funciona?

Um e-reader é um dispositivo feito para ler livros digitais (eBooks) com conforto visual.

Ao contrário de tablets, a maioria usa E Ink, uma tecnologia que simula o papel e é muito menos cansativa para os olhos.

Durante anos, estes ecrãs eram apenas preto e branco, ideais para leitura contínua.

Mas, desde 2023, começaram a surgir modelos a cores, como o Kobo Libra Colour, o Boox Tab Ultra C e mais recentemente o Kindle Colorsoft.

Ecrã preto e branco: simples, leve e acessível

Os e-readers a preto e branco continuam a ser os mais populares por várias razões:

Mais baratos: o Kindle básico custa cerca de 109,99€ e o Kobo Clara BW cerca de 149,99€.
Autonomia impressionante: podem durar até 6 semanas com uma só carga.
Leves e compactos: fáceis de transportar.
Excelente leitura ao sol: perfeitos para a praia ou esplanadas.

Desvantagem: não mostram bem imagens - são muito pouco práticos para banda desenhada ou manuais ilustrados.

Ecrã a cores: mais versátil, mas mais caro

Os e-readers com E Ink a cores são ideais para quem lê livros com gráficos, revistas ou manga:

Mais ricos visualmente: cores suaves melhoram a leitura de conteúdos ilustrados.
Alguns modelos incluem caneta ou stylus: úteis para sublinhar ou tirar notas.
Ecrã sem reflexos, mesmo a cores.

Mais caros: o Kobo Clara Colour custa cerca de 169,99€ e se quiseres adicionar a opção de anotar, o Kobo Libra Colour já vai para os 239,99€. Modelos mais avançados e com Android como o BOOX Tablet Note Air4 Cultrapassam os €500.
Menor autonomia: dura dias em vez de semanas.
Cores menos vibrantes: ainda não se comparam a um tablet em termos de cor.

Kobo vs Kindle: qual escolher em Portugal?

o Kobo e o Kindle são os modelos mais populares no nosso país, por isso faz todo o sentido que a tua dúvida seja entre estas duas marcas. Então, quais as diferenças?

Kindle (Amazon)

  • Mais barato, mas limitado ao formato da Amazon (AZW/Kindle).

  • Loja com enorme catálogo em português, inglês e outras línguas.

  • Não lê ficheiros .epub (a não ser que convertas).

  • Ideal para quem já compra livros na Amazon.

  • A loja do Kindle é em dólares americanos (USD)

Kobo (Fnac/Wook/LeYa)

  • Mais compatível: lê .epub e PDF

  • Interface em português e loja mais intuitiva.

  • Loja em euros

  • Opção mais aberta e versátil para leitores que usam várias fontes de eBooks.

Se costumas comprar livros fora da Amazon ou usas bibliotecas digitais, o Kobo é mais flexível.

Qual deves comprar?

Depende do tipo de leitura:

  • Se só lês romances e livros de texto simples:

    • Vai para o Kindle ou Kobo Clara 2E. São leves, duram semanas e cumprem bem a função.

  • Se lês muita banda desenhada, revistas ou manuais com imagens?

    • Investe num e-reader a cores como o Kobo Clara Colour, o Kobo Libra Colour, o BOOX Tablet Note Air4 C ou o Kindle Colorsoft

  • Gostavas de sublinhar ou escrever no ecrã?
    Os modelos Kobo Libra Colour a cores com stylus ou os da marca Boox são ideais.

TL;DR ou o resumo final

Se queres apenas ler confortavelmente e sem distrações, um modelo preto e branco continua a ser imbatível em qualidade/preço.

Mas se o teu foco são conteúdos visuais ou sublinhados, um e-reader a cores começa a fazer sentido especialmente com os modelos do Kobo.

Antes de comprar, pensa nos teus hábitos de leitura e na plataforma onde costumas adquirir livros.

Estás convencido a comprar um E-reader, aqui ficam as nossas sugestões:

Amazon Kindle
120,97 €Amazon
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Joana Pereira
Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.
Anúncio de Fundo