É oficial: Xiaomi 12 e MIUI 13 revelados a 28 de dezembro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A marca chinesa acaba de anunciar oficialmente que no dia 28 de dezembro vai apresentar modelos da nova série Xiaomi 12 e a interface MIUI 13.

A confirmação chega através de altos executivos da marca que avançam que nessa data serão apresentados os modelos Xiaomi 12, Xiaomi 12X e Xiaomi 12 Pro que chegam já equipados com a MIUI 13.

Altos executivos da marca utilizam terminais da série Xiaomi 12 para confirmar evento da marca

O velocista chinês Su Bingtian é o rosto do cartaz que anuncia o evento do próximo dia
28 de dezembro

Depois de serem avançadas várias datas no mundo Web para a apresentação da série topo de gama Xiaomi 12 e para a interface MIUI 13, eis que a confirmação oficial chega através de publicações na rede social chinesa Weibo.

Os autores das publicações são altos executivos da marca chinesa e a data escolhida é 28 de dezembro, às 19.30 hora local – 11.30 no fuso horário de Lisboa. A ilustrar o anúncio oficial está o velocista chinês Su Bingtian, o que pode sugerir uma aposta na rapidez do terminal, tanto a nível de desempenho como de carregamento. Mas teremos de esperar para ver.

Lei Jun, fundador da Xiaomi, Wang Teng Thomas, diretor geral da marca e Lu Weibing, presidente do Grupo Xiaomi usaram os smartphones Xiaomi 12, 12X e 12 Pro para fazerem as publicações e, por isso, espera-se que a marca chinesa apresente apenas esses modelos no próximo dia 28 de dezembro.

Posteriormente, a fabricante chinesa irá revelar os restantes terminais que completam esta nova série de topo: Xiaomi 12 Ultra, 12 Lite Zoom e 12 Lite. No entanto, não é ainda conhecida a data em que tal poderá vir a acontecer, apenas existe a convição de que será já no próximo ano.

O que esperamos ver nos modelos da série Xiaomi 12

A própria fabricante chinesa já confirmou que os modelos Xiaomi 12 e 12 Pro vão ser comandados pelo novo processador Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm enquanto que o modelo 12X terá o Snapdragon 870.

Graças a vários sites de certificação pelos quais os novos modelos passaram, sabemos também já que o Xiaomi 12 e 12X têm suporte para carregamento rápido de 67 watts, sendo que o 12 Pro oferece já carregamento rápido de 120 watts – possivelmente, esta será a razão para o velocista chinês Su Bingtian ser o rosto do anúncio.

Também segundo os altos executivos da marca, os modelos revelados no próximo dia 28 de dezembro vão já incluir a MIUI 13, baseada em Android 12.

Versão chinesa e versão global da MIUI 13 podem chegar ao mesmo tempo

Também no próximo dia 28 de dezembro vamos conhecer (finalmente) a tão aguardada interface MIUI 13. E vários rumores a circular no mundo Web indicam que a versão chinesa e a versão global da interface podem ficar disponíveis ao mesmo tempo.

Inclusive existe já uma lista que revela quais são os primeiros equipamentos a receber a interface. Recordamo-la aqui:

  • Xiaomi Mi 11 / Mi 11 X / Mi 11X Pro / Mi 11i / Mi 11 Ultra / Mi 11 Lite 4G / Mi 11 Lite 5G
  • Xiaomi 11T / 11T Pro
  • Xiaomi-Mi 10 / Mi 10T / Mi 10T Pro
  • POCO F3 / F3 GT
  • POCO X3 Pro / X3 GT
  • Poco F2 Pro
  • Redmi Note 10 Pro / Note 10 4G

Mas, com certeza, que na sua apresentação surjam mais terminais contemplados nesta primeira vaga de lançamento. De resto, espera-se que a Xiaomi apresente uma interface totalmente redesenhada, com a adição de vários novos recursos, assim como pela eliminação de algumas das funcionalidades existentes em interfaces anteriores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi MIUI 13: quando vai chegar globalmente e quais são os primeiros equipamentos a receber (lista)
  • Samsung Galaxy S22 deve dizer adeus a uma queixa da anterior geração
  • Xiaomi: desvendados segredos do Mix Fold 2 e da campanha do Xiaomi 12
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt