A BMW M confirmou oficialmente aquilo que muitos fãs já suspeitavam: um novo supercarro está a caminho — e, desta vez, não é apenas mais um protótipo que morre na praia. A marca de Munique quer mesmo pôr as mãos na massa e entregar um modelo “halo” de produção, pensado para reacender o espírito do lendário M1 e redefinir o que é ser um BMW M nos dias de hoje.
Fim dos rumores: agora é oficial

A confirmação chegou diretamente de Villa d’Este. Conforme noticiou a página SuperCar Blondie, a vice-presidente da BMW, Sylvia Neubauer, afirmou que o novo supercarro fará parte de uma estratégia clara da marca: apostar em séries ultraexclusivas e personalizadas que tragam emoção e identidade de volta à gama M.
Este anúncio vem na sequência de uma série de projetos que ficaram pelo caminho, como o BMW i16, que esteve a 95% de ser finalizado, mas acabou arquivado em favor do polémico SUV XM. Outros conceitos de supercarros elétricos também chegaram a ser cogitados, mas nunca passaram do papel. Agora, parece que a BMW decidiu avançar a sério.
Skytop mostrou o caminho

O sucesso do BMW Skytop no Concorso d'Eleganza Villa d’Este 2024 foi o gatilho. Com apenas 50 unidades previstas e um preço estimado na ordem dos 500 mil dólares, este roadster exclusivo provou que existe mercado para modelos de luxo com ADN BMW M — desde que sejam raros, distintos e arrebatadores.
A receção positiva ao Skytop reforçou a nova aposta da marca em edições limitadas, e a BMW quer agora alargar essa filosofia a um supercarro completo.
O espírito do i16 continua vivo
Apesar de cancelado, o i16 deixou marcas. O design arrojado e a herança do M1 continuam a servir de inspiração para o novo “halo car”, que poderá seguir um rumo semelhante — seja com um motor de combustão, numa solução híbrida plug-in, ou até numa versão 100% elétrica. Nada está descartado (e nem confirmado), mas a ambição é clara.
Prova disso são as imagens de fugas de informação que começaram a surgir do protótipo do Neue Klasse Coupé elétrico, que poderá estar diretamente ligado ao desenvolvimento deste novo modelo. Tudo indica que a BMW está a trabalhar num carro de sonho com engenharia de última geração e uma linguagem visual disruptiva.
Rival à altura do Porsche 911?
Neubauer foi clara: se a BMW M decidir realmente enfrentar ícones como o Porsche 911, tem de ser com um “produto perfeito, 100%”. E a fasquia está alta. Espera-se um supercarro que una performance extrema, exclusividade e sofisticação — não apenas para competir, mas para liderar.
Ainda não se conhecem datas, preços ou especificações técnicas, mas o objetivo é evidente: criar algo memorável, que eleve o estatuto da divisão M e deixe uma marca duradoura no segmento dos superdesportivos de luxo.
Promoção do dia!