É oficial: Motorola Edge 30 Ultra é o primeiro smartphone Snapdragon 8 Gen 1

Mónica Marques
Comentar

A Motorola prometeu e cumpriu: o Edge 30 Ultra é o primeiro smartphone equipado com o novo processador Snapdragon 8 Gen 1 disponível no mercado.
A partir de hoje, o topo de gama está já disponível em modo pré-venda e no dia 15 de dezembro começa a ser vendido em todas as lojas chinesas.

Motorola 30 Ultra: aumenta desempenho em 20% e reduz consumo de energia em 30%

Motorola Edge X30
A Motorola revelou hoje o seu topo de gama

Depois de quase todas as suas especificações serem reveladas online, eis que finalmente o Motorola Edge 30 Ultra (ou Edge X30, como é designado na China) teve a sua apresentação oficial ao mundo high-tech.

O destaque, já se sabe, vai por completo para o mais recente processador da Qualcomm, Snapdragon 8 Gen 1, que alimenta o novo topo de gama da Motorola. Processador esse que usa o processo de fabricação 4 nm da Samsung e cuja CPU é constituída por um super core Cortex-X2 de 3 GHz, três núcleos Cortex A710 de 2,5 GHz cada e quatro núcelos Cortex a510 de 1,8 Ghz cada.

Com o novo processador, o Edge 30 Ultra regista um aumento de 20% no desempenho, assim como uma redução de até 30% no consumo de energia. Recorde-se que este equipamento registou uma pontuação de benchmark de mais de um milhão na AnTuTu.

Super câmara frontal de 60 megapixéis confirmada com recursos de monitorização de saúde

Motorola edge 30 ultra
O ecrã de 6,8 polegadas do Motorola Edge 30 Ultra tem uma taxa de atualização de 144 Hz

E por falar em consumo de energia, o novo Edge 30 Ultra está equipado com uma bateria de 5000 mAh com suporte para carregamento rápido de 68 watts e que pode ser carregada até 50% em apenas 13 minutos.

Na parte ótica, a grande novidade do topo de gama Motorola é, sem dúvida alguma, a sua câmara frontal de 60 megapixéis. É uma aposta da marca que vai diferenciar este modelo dos restantes do mercado, uma vez que não é habitual este tipo de super resolução nas câmaras direcionadas para selfies e videochamadas.

Mais: o Edge 30 Ultra disponibiliza uma versão que tem o sensor frontal sob o ecrã do equipamento, sendo este o primeiro modelo da marca a fazê-lo. Acrescente-se ainda que a câmara frontal está equipada com os recursos de monitorização de frequência cardíaca e de oxigénio no sangue.

Já na parte traseira, o modelo conta com uma configuração de câmara tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, complementado por uma grande angular também de 50 megapixéis e um sensor de profundidade de dois megapixéis.

Versões disponibilizadas e respetivos preços

Motorola edge 30 ultra

De resto, o novo flaghip Motorola executa Android 12 trazendo consigo uma interface totalmente nova a nível visual. Tal como já referimos está já em pré-venda e chega às prateleiras das lojas chinesas já no próximo dia 15 de dezembro.

O equipamento chega em três versões e preços distintos. A saber a variante com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno tem um custo de cerca de 445 euros; já com 8 GB de RAM e 256 GB de memória interna custa aproximadamente 475 euros e a versão com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento tem um preço aproximado de 500 euros.

Destaque-se ainda que a versão do modelo com câmara sob o ecrã está a ser disponibilizada por cerca de 555 euros. Não sabemos ainda a data de chegada para a Europa ou preço previsto, mas a ver pelos preços chineses podemos ter esperança de este chegar ao velho continente por um custo apetecível.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.