É oficial: Motorola Edge 30 Ultra é o primeiro smartphone Snapdragon 8 Gen 1

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A Motorola prometeu e cumpriu: o Edge 30 Ultra é o primeiro smartphone equipado com o novo processador Snapdragon 8 Gen 1 disponível no mercado.
A partir de hoje, o topo de gama está já disponível em modo pré-venda e no dia 15 de dezembro começa a ser vendido em todas as lojas chinesas.

Motorola 30 Ultra: aumenta desempenho em 20% e reduz consumo de energia em 30%

Depois de quase todas as suas especificações serem reveladas online, eis que finalmente o Motorola Edge 30 Ultra (ou Edge X30, como é designado na China) teve a sua apresentação oficial ao mundo high-tech.

O destaque, já se sabe, vai por completo para o mais recente processador da Qualcomm, Snapdragon 8 Gen 1, que alimenta o novo topo de gama da Motorola. Processador esse que usa o processo de fabricação 4 nm da Samsung e cuja CPU é constituída por um super core Cortex-X2 de 3 GHz, três núcleos Cortex A710 de 2,5 GHz cada e quatro núcelos Cortex a510 de 1,8 Ghz cada.

Com o novo processador, o Edge 30 Ultra regista um aumento de 20% no desempenho, assim como uma redução de até 30% no consumo de energia. Recorde-se que este equipamento registou uma pontuação de benchmark de mais de um milhão na AnTuTu.

Super câmara frontal de 60 megapixéis confirmada com recursos de monitorização de saúde

E por falar em consumo de energia, o novo Edge 30 Ultra está equipado com uma bateria de 5000 mAh com suporte para carregamento rápido de 68 watts e que pode ser carregada até 50% em apenas 13 minutos.

Na parte ótica, a grande novidade do topo de gama Motorola é, sem dúvida alguma, a sua câmara frontal de 60 megapixéis. É uma aposta da marca que vai diferenciar este modelo dos restantes do mercado, uma vez que não é habitual este tipo de super resolução nas câmaras direcionadas para selfies e videochamadas.

Mais: o Edge 30 Ultra disponibiliza uma versão que tem o sensor frontal sob o ecrã do equipamento, sendo este o primeiro modelo da marca a fazê-lo. Acrescente-se ainda que a câmara frontal está equipada com os recursos de monitorização de frequência cardíaca e de oxigénio no sangue.

Já na parte traseira, o modelo conta com uma configuração de câmara tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, complementado por uma grande angular também de 50 megapixéis e um sensor de profundidade de dois megapixéis.

Versões disponibilizadas e respetivos preços

De resto, o novo flaghip Motorola executa Android 12 trazendo consigo uma interface totalmente nova a nível visual. Tal como já referimos está já em pré-venda e chega às prateleiras das lojas chinesas já no próximo dia 15 de dezembro.

O equipamento chega em três versões e preços distintos. A saber a variante com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno tem um custo de cerca de 445 euros; já com 8 GB de RAM e 256 GB de memória interna custa aproximadamente 475 euros e a versão com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento tem um preço aproximado de 500 euros.

Destaque-se ainda que a versão do modelo com câmara sob o ecrã está a ser disponibilizada por cerca de 555 euros. Não sabemos ainda a data de chegada para a Europa ou preço previsto, mas a ver pelos preços chineses podemos ter esperança de este chegar ao velho continente por um custo apetecível.

Editores 4gnews recomendam:

  • Estes são os smartphones mais poderosos do mundo neste momento (AnTuTu)
  • Xiaomi surpreende ao apresentar novo smartphone. Mas não é o que se esperava
  • OPPO Find N: smartphone dobrável chega oficialmente a 15 de dezembro
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt