É oficial: Asus ROG Ally X chega em julho e já podes encomendar

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A nova versão da consola de jogos portátil da Asus Republic of Gamers chega ao mercado no dia 22 de julho. O anúncio foi feito durante a Computex 2024 por este fabricante made in Taiwan, que desde hoje já está a aceitar pré-encomentas online, incluindo na loja dedicada ao mercado português. O PVP é de 899 euros em Portugal, com os valores para o mercado norte-americano fixados nos 799 dólares.

Depois de vários meses de promessas e leaks mais ou menos certeiros, a Asus confirma o lançamento da ROG Ally X, que surge com uma mudança de nomenclatura face a anúncios anteriores, que a designavam por ROG Ally 2.

Asus ROG Ally X

A nova ROG Ally X mantém a aposta no Windows 11 como Sistema Operativo, num processador AMD Ryzen Z1 Extreme e num ecrã tátil com 7" (1920 x 1080 pixels) e proteção com Gorilla Glass Victus.

As principais novidades indicadas pela Asus apontam para “mais armazenamento, memória RAM mais rápida e uma vida útil da bateria alargada. A ROG Ally X inclui um SSD com 1TB de capacidade (SSD M.2 NVMe PCIe 4.0), 24GB de RAM e uma bateria de 80 Wh com “o dobro da autonomia”.

Controlos e ligações atualizados

Asus ROG Ally X - visão frontal e do painel traseiro

No anúncio da nova consola de jogos portátil a Asus falou também de alterações ergonómicas e de conectividade introduzidas.

Além de joysticks “melhorados”, estão disponíveis duas portas USB-C que substituem a XG Mobile port da versão anterior – uma delas compatível com interface Thunderbolt para ligação facilitada a periféricos de outros fabricantes.

Também o sistema térmico da consola foi melhorado, através da utilização do sistema Zero Gravity da ROG, que utiliza ventoinhas mais finas para permitir uma terceira ventilação adicional. Desta forma, refere a Asus, é possível obter mais 24% de volume de ar para arrefecer os componentes internos e o ecrã tátil.

No mercado português a ROG Ally X inclui 3 Meses Xbox Game Pass Ultimate.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.