Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

É o "adeus" a mais de 100 marcas de carros da China: prevê novo estudo

Um novo estudo da consultora AlixPartners prevê que grande parte das marcas chinesas de automóveis possam desaparecer até 2030.

Automóvel
(via BYD)

No setor dos carros elétricos, os últimos tempos têm-nos mostrado uma constante: há cada vez mais marcas chinesas a fabricar automóveis. No entanto, a questão que se coloca é: será sempre assim a tendência?

Um estudo recente da consultora AlixPartners sugere que não vai ser esse o caso. A consultora acredita que, até ao ano de 2030, apenas 15 marcas chinesas irão continuar ativas, num mercado local com 129 marcas.

Quer isto dizer que a China perde importância no setor?

Apesar de estar prevista uma diminuição do número de marcas chinesas no mercado, isso não quer dizer que a China irá perder relevância no setor automóvel. O que a AlixPartners sugere é que deixará de haver espaço para todos.

“O mercado chinês de elétricos e híbridos plug-in deverá assistir a uma consolidação marcada nos próximos anos, com apenas as marcas mais competitivas a sobreviver” - explica a consultora.

A mesma aponta que, até 2030, as marcas chinesas representarão cerca de 75% da cota de mercado dos veículos de nova energia (NEV) na China. Quem corrobora essa possibilidade é John Murphy.

Em declarações à Bloomberg, o analista da Bank of America explica: “o que estamos a ver na China é preocupante: há falta de procura e cortes de preços extremos. Vai haver uma consolidação maciça”.

Afinal, quem irá prosperar ao certo?

Perante o cenário desafiante no setor dos carros elétricos da China, Stephen Dyer conclui que só sobreviverá quem tiver capacidade de se “adaptar rapidamente, crescer de forma eficiente e enfrentar tanto os desafios internos como globais”.

A analista da AlixPartners vai mais longe e considera ainda que “este ambiente impulsionou avanços notáveis na tecnologia, mas também deixou muitas empresas a lutar para alcançarem uma rentabilidade sustentável”.

Tendo isto em conta, o estudo ainda revela duas características que as marcas têm de ter, para sobreviver à grande concorrência. São elas: investimento em mobilidade avançada e soluções de Inteligência Artificial (IA).

Estima-se que a aposta em IA possa permitir o lançamento de novos automóveis, de forma 2 vezes mais rápida. Este tipo de tecnologias também poderá resultar em menos 40%-50% de investimento com uma vantagem de custo de até 30%.

Resta esperar para ver se as previsões da AlixPartners se verificam e, se sim, de que forma as montadoras chinesas respondem.

LISEN Carregador de carro carregamento rápido 54 W + 60 W cabo
LISEN Carregador de carro carregamento rápido 54 W + 60 W cabo
10,11 €Amazon ES
16,25 €-38%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.