Chama-se Renault Estafette e é o mais recente conceito revelado pela construtora francesa. Este incorpora parte da visão da Renault para os seus automóveis comerciais elétricos no futuro e é inspirado nas cidades nos profissionais que nelas trabalham.
Pretende ser um primeiro olhar que ao Flexis, que junta o Grupo Renault, o Grupo Volvo e o Grupo CMA-CGM, vai enfrentar quanto à logística de último quilómetro associada aos desafios da transição energética.
Trata-se de um conceito de furgão compacto, mas espaçoso, totalmente elétrico, que combina três pontos essenciais: tem o comprimento do Kangoo L2, a agilidade do Clio e a capacidade de carga do Trafic L1H2.
Obviamente é um conceito concebido a pensar nos condutores profissionais, desenvolvido com base nos seus comentários e orientado para as suas necessidades. O objetivo é simplificar as suas operações e aumentar a segurança.
Este encontra-se totalmente conectado e tira partido da arquitetura SDV (Software-Defined Vehicle) da plataforma FlexEVan desenvolvida pela Ampere. Estas arquiteturas desempenham um papel no aumento do desempenho e da relação custo-eficácia dos automóveis de nova geração. Também incluem outras características como atualizações em tempo real e manutenção preditiva.
“O Estafette Concept é o primeiro exemplo do que serão os veículos comerciais ligeiros elétricos de amanhã: concebidos para circular nas cidades, compactos, conectados e construídos para serviços de entrega totalmente sustentáveis”, afirma Philippe Divry, CEO da Flexis SAS.
Será um veículo de produção dentro de dois anos
Curiosamente, o design do Estafette Concept (bem como o nome), têm inspiração na emblemática carrinha de 1959 da Renault. Ambos foram concebidos para facilitar a vida dos motoristas de entregas, comerciantes e retalhistas. A marca afirma que o Estafette Concept vai ser um furgão de produção dentro de dois anos.