Mais tecnologia, mas para melhorar sobretudo o bem-estar do condutor e dos ocupantes. Estes são os critérios que os consumidores têm mais em conta na hora de escolher e de comprar um automóvel.
As conclusões são do fabricante de acessórios para veículos AutoPacific e têm como base um estudo recente, que incluiu um inquérito realizado aos consumidores norte-americanos com uma questão muito simples: ‘quais as funcionalidades que mais procura num automóvel?’
As respostas deram origem a uma lista com as dez funcionalidades mais pretendidas, das quais se destacam o carregamento sem fios dos smartphones e a possibilidade de armazenar perfis dos condutores a surgirem como as mais desejadas.
Mais tecnologia, para veículos mais confortáveis
A maioria das funcionalidades mais desejadas pelos utilizadores tem um fator em comum: estão baseadas em tecnologia para cumprir os objetivos a que se destinam.
Mas têm aplicação prática em diferentes zonas de um automóvel, o que permitirá aos fabricantes encontrar vários pontos de melhoria para os seus modelos, dentro de cada mercado.
O site InsideEV teve acesso ao estudo da AutoPacific e divulgou a lista das dez funcionalidades mais procuradas.
Da mais à menos desejada, as dez funcionalidades são:
- Base de carregamento sem fios para dispositivos eletrónicos portáteis junto aos lugares da frente (44%);
- Base de carregamento sem fios para dispositivos eletrónicos portáteis para os passageiros dos lugares traseiros (37%);
- Assentos dianteiros aquecidos/arrefecidos e com ventilação (37%);
- Limpa para-brisas com sensores de chuva (36%);
- Teto solar/teto lunar (35%);
- Configuração de perfil do motorista (35%);
- Tomada doméstica de 110 V [nos EUA] (34%);
- Protetores solares para os passageiros dos bancos de trás (33%);
- Alerta de tráfego traseiro sincronizado com travagem automática de emergência (32%);
- Compressor de ar independente integrado (31%).
De funções exclusivas, a características standard
Se é verdade que várias das funcionalidades que os inquiridos mais desejam já fazem parte de muitos veículos disponíveis no mercado, parte delas são ainda opcionais em determinados mercados, ou apenas estão disponíveis em modelos de topo e nos carros elétricos.
Um dos objetivos deste estudo foi exatamente perceber quais as funcionalidades que os fabricantes deverão tornar banais para os seus modelos, independentemente do tipo de combustível usado, de forma a conquistar mais clientes. E, neste contexto, a possibilidade de poder definir os perfis do motorista é uma das características que faz cada vez mais sentido, segundo os responsáveis da AutoPacific:
“Definir as próprias configurações de motorista poderá dar algum trabalho inicial, mas uma vez feito será essencialmente uma experiência de ‘entra e arranca’, com o veículo a ajustar automaticamente o assento, os espelhos, o volante, as definições de áudio e outras configurações pessoais de quem entra no veículo" referiu Robby DeGraff, Gestor de Insights de Produto e do Cliente da AutoPacific.
Denominado ‘Future Attribute Demand Study (FADS)’, o estudo da AutoPacific incluiu um inquérito realizado a 14.900 condutores que pretendem adquirir um automóvel nos próximos três anos.
O estudo inclui mais conclusões relativas a diferentes tipos de veículos, com destaque para questões ligadas a EVs. A empresa promete ‘para breve’ a divulgação dessas conclusões.