
Segundo a 9to5Google, as plataformas de streaming ultrapassaram, pela primeira vez, a TV tradicional—com o YouTube a ocupar o 1.º lugar. Os dados foram recolhidos em território americano, mas o mais provável é que a tendência se espalhe pelo mundo.
Streaming ganha à TV tradicional
Basta uma ligação à internet e já está: uma imensidão de canais, apps, eventos em direto e tanto mais sem precisar de uma ligação por cabo. É isso que tem atraído pessoas de todas as idades. Aliás, foi em maio que a Nielsen chegou a estes números:
- Os serviços de streaming representaram 44,8% da audiência total;
- A audiência tradicional ficou-se pelos 44,2% (24,1% da TV por cabo e 20,1% da TV de antena aberta).
Esta é a primeira vez que o streaming ultrapassa a TV tradicional em termos de quota de mercado.
YouTube vai à frente
É a plataforma que assume a liderança e, como tal, o serviço de streaming mais famoso dos EUA—com 12,5% da visualização total. Esta percentagem representa quase o dobro da Netflix (7,5%) e é superior à Disney (5%).
São os jovens que mais veem YouTube, facto que não surpreende. E, apesar de ocupar o primeiro lugar, a plataforma tem companhia.
Crescimento de outros serviços de streaming grátis
Atrás do YouTube estão outros serviços, como o The Roku Channel ou o Tubi. O crescimento de ambos é notável, com mais de 2% de audiência.
Os números são impressionantes. Desde que estes relatórios da Nielsen começaram (há 4 anos), o streaming já aumentou 71%. As pessoas estão a mudar a forma como veem televisão e estes serviços acompanham-nas.