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É a primeira vez: YouTube ultrapassa TV convencional

Plataformas de streaming ultrapassam a televisão como a conhecemos pela primeira vez. Os dados são americanos, mas já antecipam o que aí vem.
Apps de streaming ultrapassam TV convencional
Imagem: Divulgação / 9to5Google

Segundo a 9to5Google, as plataformas de streaming ultrapassaram, pela primeira vez, a TV tradicional—com o YouTube a ocupar o 1.º lugar. Os dados foram recolhidos em território americano, mas o mais provável é que a tendência se espalhe pelo mundo.

Streaming ganha à TV tradicional

Basta uma ligação à internet e já está: uma imensidão de canais, apps, eventos em direto e tanto mais sem precisar de uma ligação por cabo. É isso que tem atraído pessoas de todas as idades. Aliás, foi em maio que a Nielsen chegou a estes números:

  • Os serviços de streaming representaram 44,8% da audiência total;
  • A audiência tradicional ficou-se pelos 44,2% (24,1% da TV por cabo e 20,1% da TV de antena aberta).

Esta é a primeira vez que o streaming ultrapassa a TV tradicional em termos de quota de mercado.

Homem a pegar num telemóvel e a abrir o YouTube

Imagem: Unsplash / Szabo Viktor

YouTube vai à frente

É a plataforma que assume a liderança e, como tal, o serviço de streaming mais famoso dos EUA—com 12,5% da visualização total. Esta percentagem representa quase o dobro da Netflix (7,5%) e é superior à Disney (5%).

São os jovens que mais veem YouTube, facto que não surpreende. E, apesar de ocupar o primeiro lugar, a plataforma tem companhia.

Crescimento de outros serviços de streaming grátis

Atrás do YouTube estão outros serviços, como o The Roku Channel ou o Tubi. O crescimento de ambos é notável, com mais de 2% de audiência.

Os números são impressionantes. Desde que estes relatórios da Nielsen começaram (há 4 anos), o streaming já aumentou 71%. As pessoas estão a mudar a forma como veem televisão e estes serviços acompanham-nas.

Luísa Amorim
Luísa Amorim
Licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Multimédia. Decidiu nunca trabalhar como jornalista e foi na produção de conteúdos que encontrou a alternativa certa, sobretudo na área de tecnologia—onde deu os primeiros passos na escrita online. Com centenas de artigos escritos sobre gadgets, reviews e comparações de dispositivos, é nesta área que se sente mais confortável.