Durante a conferência Duocon 2024, realizada no último dia 23, o Duolingo anunciou uma série de novos recursos que prometem levar a experiência dos utilizadores a outro nível. Entre eles, estão ferramentas como videochamadas e minijogos interativos que utilizam Inteligência Artificial (IA) para aproximar a aprendizagem das situações da vida real.
Uma das maiores plataformas de aprendizagem de idiomas do mundo, o Duolingo traz os novos recursos como alguns dos seus esforços para alcançar a sua missão de "desenvolver a melhor educação do mundo e torná-la universalmente disponível".
“Acreditamos que a melhor maneira de fazer isso é continuamente expandindo os limites da tecnologia. Com os novos recursos alimentados por IA, como Video Call e Adventures, estamos a criar novas formas imersivas de praticar idiomas e construir confiança. Essas inovações são apenas o começo de como estamos a alavancar a tecnologia para servir melhor nossa comunidade global de alunos”, disse Luis von Ahn, CEO da Duolingo, numa declaração.
Prática realista com videochamadas
O recurso de videochamada com IA é uma das novidades mais ambiciosas. A ideia é simular uma conversa realista com Lily, personagem icónica da plataforma, dando aos alunos a oportunidade de praticar as habilidades num ambiente seguro, que se adapta ao nível de cada um.
Disponível para os assinantes da versão Max, a ferramenta já está disponível para aqueles que estão a aprender inglês, espanhol ou francês. Para iniciantes, o foco está na prática sem pressão, com diálogos ajustados conforme a proficiência do utilizador.
Aventuras interativas: aprendizagem e diversão
Outra novidade são os minijogos interativos chamados “Adventures”. Com cenários e histórias dinâmicas, o novo recurso imerge os alunos no universo do Duolingo numa experiência inovadora semelhante a um jogo de exploração.
Com personagens conhecidas como o Oscar e Lily, os minijogos permitem que os utilizadores testem as suas habilidades em situações quotidianas, como pedir um café ou passar pela verificação do passaporte. A proposta mistura a leveza dos jogos com o ensino prático, reforçando que a diversão também pode ser uma forma eficaz de aprendizagem.
Expansão para o universo musical
Além das inovações no ensino dos idiomas, o Duolingo está a ampliar o seu alcance na educação musical. Numa parceria com a Loog, fabricante de instrumentos musicais portáteis, a plataforma agora oferece o “Duolingo x Loog Piano”, um piano elétrico compacto de três oitavas pensado para os cursos de música. O instrumento estará disponível para pré-encomenda em store.duolingo.com por US$ 250.
Além disso, os alunos agora podem tocar músicas populares dos seus artistas favoritos, com um amplo repertório proporcionado pela parceria do Duolingo com a Sony Music.