Duas funções básicas decidirão se os laptops vão receber o Windows 11

Paulo Montenegro
Paulo Montenegro
Tempo de leitura: 2 min.

Duas funções básicas devem decidir se laptops ou tablets vão receber o Windows 11 A lista de requisitos para compatibilidade com o Windows 11 só cresce – após o anúncio do mais sistema operativo da Microsoft a empresa deixou claro que PCs precisariam ter pelo menos o recurso Secure Boot e TPM 1.2 para serem elegíveis ao upgrade.

Entretanto, quando se trata de laptops e 2-em-1, ainda mais requisitos serão necessários. Para começar, algo tão básico como o trackpad ou a webcam podem acabar por impedir a atualização.

Trackpad da Precision é um requisito mínimo para a atualização

Em relação. Este primeiro, a Microsoft vai exigir que o dispositivo traga componentes da Precision, algo que, apesar de comummente encontrado em várias máquinas, ainda está ausente em alguns modelos de alta gama da HP lançados há cerca de dois anos.

Conforme a documentação oficial, além do trackpad especial com suporte a gestos múltiplos, a Microsoft também vai passar a exigir que laptops e tablets possuam uma webcam com qualidade HD ou superior.

Laptops e tablets precisarão ter câmaras com resolução HD e funções específicas

Esta segunda exigência (que vale a partir de 2023) só se aplica às máquinas que vão trazer o Windows 11 pré-instalado de fábrica – ou seja, um laptop sem câmara não poderá vir com o sistema.

Não basta que a câmara do portátil seja HD, ela também precisa ser compatível com tecnologias como o ajuste automático de exposição (AE) e o auto balanço de brilho (AWB).

Ainda neste aspeto, os tablets ou laptops que possuírem botões de ativação para a câmara terão que, obrigatoriamente, permitir que estes possam despertar a máquina quando premidos.

Ainda há outros fatores eliminatórios como, por exemplo, a necessidade de um processador com suporte a 64-bits, uma GPU com dois ou mais núcleos e no mínimo 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento.

Tendo dito isto, utilizadores que buscam um novo notebook ou tablet com Windows devem ficar atentos a estas funções e especificações para garantir que a sua nova compra será compatível com a nova plataforma da Microsoft. A lista de requisitos mínimos pode ser encontrada aqui.

Editores 4gnews recomendam:

  • Microsoft apresenta oficialmente o Windows 11 com um design controverso
  • Windows 11 com apps Android: a maior preocupação foi esclarecida
  • Nubia Red Magic 6R em Portugal: smartphone gaming barato com Snapdragon 888