Inovação chega com duas marcas menos usadas no mercado
Regra geral, os smartphones de topo incluem as melhores câmaras e contam com muitos outros recursos para melhorar os resultados entregues. Mas duas fabricantes, com uma presença no mercado mais humilde, preparam-se para dar o próximo passo na fotografia móvel.
O site Gizmochina, citando o leaker Digital Chat Station, está a avançar que os próximos modelos de topo da OPPO e da Vivo vão incluir dois sensores de 200 megapixéis. Os sensores que vão ter esta resolução são o primário e o telefoto.
Os novos smartphones a ditar esta (possível) tendência para 2026 vão ser o OPPO Find X9 Ultra e o Vivo X300 Ultra. Ambos vão contar com estes sensores e possivelmente também com um sensor ultra grande angular de 50 megapixéis para resultados ainda melhores.
Vantagens dos dois sensores de 200 megapixéis
Mas, na prática, que vantagens trazem estes dois sensores para os utilizadores? São várias, desde logo a começar pela câmara registar uma melhoria significativa, a nível de hardware, e não uma apenas incremental dada pelo software.
Por outro lado, com estes sensores, os telefones estão menos dependentes do zoom digital e processamento IA que, por muito competente que seja, não produz os mesmos resultados dos sensores físicos.
Por último, mas não menos importante, as fotografias captadas por uma câmara com estes atributos vão ter um nível mais elevado de nitidez e detalhe, além do utilizador conseguir ter mais flexibilidade no recorte de imagem e conseguir uma qualidade mais consistente.
Claramente o OPPO Find X9 Ultra e Vivo X300 Ultra vão apostar todas as fichas nas capacidades fotográficas. Agora resta saber qual o sensor de 200 megapixéis que vão escolher, já que Sony, Samsung e Omnivision já têm este tipo de sensor avançado.
