Duas apps icónicas ganharam um novo design no Windows 11. Vê quais

Paulo Montenegro
Paulo Montenegro
Tempo de leitura: 1 min.

A identidade visual da Microsoft adotada no Windows 11, algo que a empresa chamou de Fluent design, foi um dos grandes destaques durante a apresentação do sistema operativo há algumas horas.

Ela troca os cantos quadrados por um acabamento redondo, o que garante um ar mais moderno e leve ao sistema que, além disso, também ganhou Modo Claro e Modo Escuro reformulados.

E as mudanças no design também se estenderam para duas icónicas aplicações do Windows, o Bloco de Notas e o Paint que, nesta versão vindoura da plataforma, também aparecem com uma nova cara.

Uma nova cara com as mesmas funções

A Microsoft exibiu o novo design do Bloco de Notas e Paint durante o seu evento voltado a programadores de forma a mostrar que ambas apps agora trazem uma identidade visual coesa com o resto do sistema.

Isto é algo que não podíamos dizer delas, por exemplo, no Windows 10, onde parecem ter parado no tempo e retido o visual usado nas versões mais antigas da plataforma.

Apesar das pequenas mudanças visuais, no geral, parece que as apps retém as mesmas funções – é possível perceber que os botões para desfazer e refazer foram deslocados assim como os menus File e View.

O ícone do Bloco de Notas também foi atualizado, a trazer bordas mais redondas como parte do novo design. Fora estas mudanças, não parece que temos recursos inéditos a chegar nas apps.

Testes a iniciar na próxima semana

A Microsoft também oferece uma nova cara para a app Definições e para o Explorador de Ficheiros, que trazem agora menus translúcidos e ícones coloridos.

Mais detalhes sobre as mudanças de sistemas vão ser expostos em breve. O Windows 11 deve ganhar a sua primeira compilação de testes a partir da próxima semana, porém, por se tratar de um Beta, pode ser que o sistema operativo não chegue com todos os recursos apresentados.

Editores 4gnews recomendam:

  • Duas funções básicas decidirão se os laptops vão receber o Windows 11
  • Microsoft apresenta oficialmente o Windows 11 com um design controverso
  • Windows 11 com apps Android: a maior preocupação foi esclarecida