O Paper foi hoje lançado depois de ter estado em fase beta durante algum tempo. Conta apenas ainda com 21 idiomas, sendo que o português suportado é português do Brasil. O Paper é uma ferramenta de edição minimalista dentro do género do Google Docs.

   

O Paper é uma tentativa séria por parte da Dropbox em concorrer contra as soluções empresariais já apresentadas pelas concorrentes – o Office 365 da Microsoft e o G Suite da Google. Atualmente muitas empresas já usam essas soluções, por isso resta-nos saber se o Paper terá o sucesso que a Dropbox espera dele.

Ver ainda: Como construir o teu Setup? O Guia e a Avaliação

Concorrer neste segmento é uma tarefa árdua, visto que os utilizadores quando se adaptam a determinada ferramenta dificilmente a vão querer largar em detrimento de outra, até porque cada uma tem o seu design e usabilidade diferente.

No entanto, a Dropbox está a tentar tornar o Paper o mais “simpático” possível para os futuros utilizadores. Suporta o tipo de arquivos do Google Docs e do Microsoft Office 365, o que por si já é muito bom em questões de usabilidade.

Não percas: Alcatel “aquece” para apresentação no MWC 2017

Ao experimentar este serviço, apercebi-me que o mesmo tem um design bonito, simples e agradável. Mas ainda lhe falta muita coisa que ele necessita se quer concorrer bem contra a concorrência. A sua falta de idiomas foi bastante notória mas também faltam-lhe outras ferramentas de formatação.

Apesar de lhe faltar algumas coisas, tem algumas funções interessantes. O utilizador pode adicionar linhas de código de programação, sendo que o software irá detectar a linguagem de programação de que se trata e destacar os diferentes elementos da linguagem com cores, de acordo com a sua função.

Sem dúvida que o Paper promete, apesar de não ser, para já, algo muito complexo. No entanto, tenho a certeza que no futuro, a Dropbox adicionará mais idiomas e funções ao seu software.

E tu? Achas que no futuro irás utilizar o Paper? Deixa a tua opinião nos comentários!

Outros assuntos relevantes:

Nexus 6 e Nexus 9 sem atualização para o Android Nougat 7.1.2

Será assim o Samsung Galaxy S8? O meu instinto diz-me que não

Nokia 6 poderá chegar em breve às prateleiras alemãs