Drone de entregas despenhou-se na Suíça e quase caiu em cima de várias crianças!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Já há algum tempo que são utilizados drones na Suíça, para realizar entregas prioritárias para o sistema de saúde. No entanto, este projeto operado pela Matternet já enfrentou vários problemas. O mais recente, acabou por fazer com que todo o projeto fosse suspenso, depois de um dos seus drones se ter despenhado muito perto de um infantário.

Este incidente fez com que as preocupações de segurança deste tipo de serviço voltassem a ser assunto de destaque. Não há dúvidas sobre a eficácia de entregas realizadas por drones autónomos. No entanto, questionasse se já conseguem oferecer a consistência necessária para evitar este tipo de acontecimentos.

Queda do drone poderia ter apresentado consequências catastróficas

O acidente ocorreu em maio, mas apenas agora está a receber a devida atenção. Ao detetar uma falha nos seus sistemas, o drone tentou libertar o seu paraquedas de emergência, no entanto, acabou por cortar os cabos acidentalmente. Como consequência, acabou por realizar uma queda a alta velocidade até embater no chão.

Felizmente, não atingiu ninguém, mas o cenário poderia ter sido totalmente diferente. Apenas a 50 metros do ponto de impacto, encontravam-se várias crianças de um infantário. Caso o drone de 12kg tivesse embatido numa das crianças, causaria certamente ferimentos graves ou poderia mesmo resultar em morte.

Esta não foi a primeira falha no serviço de entregas destes drones

Em janeiro, foi registado o primeiro incidente com estes drones, causado por falhas no hardware de GPS. No entanto, não houve consequências graves, pois conseguiu ativar o seu paraquedas sem qualquer problema. Assim, o drone acabou por aterrar de forma suave no chão.

Não há previsões sobre quando poderá ser restabelecido o serviço

Não há dúvida de que este tipo de serviço será extremamente importante no futuro. No entanto, nesta fase inicial parecem existir ainda muitos obstáculos que têm de ser ultrapassados. Grande parte dos problemas estão relacionados com riscos de segurança, especialmente em casos de mau funcionamento.

Depois deste incidente, não existem ainda previsões para quando poderá a Matternet voltar ao ativo. Certamente que terão de proceder com uma longa lista de testes, visto que o problema não está relacionado apenas com o mau funcionamento do drone, mas também com a falha no sistema de emergência.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 7 Pro: inovadoras capacidades de foco dão nova vida à câmara (vídeo)
  • Samsung Galaxy Fold: lançamento pode coincidir com o do iPhone 11
  • Samsung Galaxy M20s vai ter a maior bateria alguma vez usada pela marca!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.