Dota 2: Nova Atualização promete acabar com "Smurfing"

Manuel Guedes
Manuel Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Nas últimas 24 horas foi implementado um novo update aos servidores de matchmaking de um dos jogos MOBA mais conhecidos do mundo, o Dota 2. Com este, a Valve anunciou que a partir de agora os jogadores vão ter que registar um único número de telemóvel de maneira a poderem jogar ranked matches, noutra palavra, competitivos.

Para quem não conhece Dota 2, é um vídeo jogo do género ARTS - Action Real-Time Strategy - , também considerado MOBA - Multiplayer Online Battle Arena - desenvolvido pela Valve Corporation em sequência do primeiro titulo com o mesmo nome.

Oficialmente lançado no dia 9 de Julho de 2013, a versão completa do jogo ficou disponível de forma gratuita somente na plataforma Steam. Assiste a um pequeno trailer do jogo:

Esta medida foi criada para combater o smurfing. Este, é um termo conhecido entre os jogadores, e que ocorre não só no Dota 2 como em outros jogos por exemplo CS:GO. Um smurf, é um jogador que possui uma conta principal com um ranking elevado, e por diversos motivos cria uma nova conta em que compete em categorias mais baixas, sendo mais forte (diga-se, experiente) do que outros jogadores com essa classificação mais baixa.

Como referido, os motivos podem ser diversos: desde ajudar um amigo que começou há pouco tempo e tentar subir-lhe o rank, como também para treinar sem estar sujeito a uma descida de rank, o que faz com que prejudique esses mesmos competitivos de rank mais baixo.

Vê também: GTA Online: Será lançado modo com visão clássica “Top-Down”

A Valve disponibilizou duas semanas aos jogadores para este período de transição, no sentido de concederem algum tempo aos jogadores para registar o seu número de telemóvel na sua conta Steam. Portanto, a partir do dia 4 de Maio, qualquer conta que não tenha um número associado não vai conseguir realizar jogos competitivos.

Em resposta a esta atualização, alguns jogadores profissionais, reagiram na rede social Twitter de forma engraçada, exclamando para a Valve “YOU KNOW I GOT TWO PHONES” e “Dota 2 ranked smurfing dead”.

Outros assuntos relevantes:

Jogos Asiáticos de 2022: eSports presente como evento oficial

Nintendo poderá lançar a consola SNES Mini em 2017

Apple considera adaptador Touch ID para o iPhone? Não obrigado!