Dos EUA chega uma solução inovadora com lasers para estradas mais seguras

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

O estado de Utah, nos Estados Unidos, lançou algumas novas tecnologias para tornar os cruzamentos de Salt Lake City mais seguros para os condutores. O Departamento de Transporte do estado está a utilizar a tecnologia LiDar para reduzir os acidentes.

O sistema LiDar utiliza feixes de laser para perceber o padrão de ocorrências em cada parte das estradas do estado.

Sistema LiDAr pode prevenir acidentes em tempo real

sistema LiDar
Sistema LiDar em utilização em Utah (Imagem: captura de ecrã / reportagem KSL News)

Em 2021, Utah registou 168 acidentes de carro por dia. Para mudar essa realidade, 5 cruzamentos de Salt Lake City foram equipados com tecnologia LiDar. A tecnologia envia pulsos de laser e mede quanto tempo esses pulsos levam para voltar após atingir um objeto. Desta forma, o sistema consegue reconhecer padrões de atividades de peões, condutores e ciclistas.

Por ser capaz de mapear amplamente os movimentos nas ruas, o LiDar proporciona uma visão clara dos padrões de comportamentos e acidentes aos investigadores. Quais áreas registam mais "quase acidentes", onde os peões estão mais propensos a passar a rua fora da passadeira, entre outras informações que, de outra forma, seriam bem difíceis de conseguir.

De acordo com o carscoops, plataforma que oferece cobertura de notícias para entusiastas de automóveis, o novo sistema consegue até mesmo registar as velocidades médias com 99,98% de precisão. Tudo isso deve permitir grandes melhorias das estradas, tanto a longo prazo, com mudanças nas vias, como em tempo real, conforme reportou a página Supercar Blondie.

Um porta-voz do UDOT, autoridade de tráfego de Utah, John Gleason, deu um exemplo de como o LiDar pode prevenir acidentes em tempo real.

“[Imagine] que alguém está a atravessar a rua e tropeça, e não consegue se levantar a tempo [de o semáforo abrir para os carros]. Não precisamos de fazer nada manualmente, o sistema vai ajustar automaticamente o tempo para permitir que a pessoa atravesse com segurança", explicou Gleason em entrevista à Fox13.

Utah torna-se exemplo de segurança para outros estados dos EUA

Atualmente a planear a expansão do sistema, Utah já foi o 5º estado mais propenso a acidentes nos EUA, mas hoje figura como o 5º mais seguro para condutores, segundo um estudo recente da revista Forbes.

Por ano, os EUA registam quase 43 mil acidentes fatais, o que ainda representa menos de 1% do total de acidentes neste período, conforme apontado pela Supercar Blondie. Ainda não há notícias sobre a implantação do sistema LiDar noutros estados do país, mas com certeza Utah tornou-se num exemplo a ser seguido.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.