O estado de Utah, nos Estados Unidos, lançou algumas novas tecnologias para tornar os cruzamentos de Salt Lake City mais seguros para os condutores. O Departamento de Transporte do estado está a utilizar a tecnologia LiDar para reduzir os acidentes.
O sistema LiDar utiliza feixes de laser para perceber o padrão de ocorrências em cada parte das estradas do estado.
Sistema LiDAr pode prevenir acidentes em tempo real
Em 2021, Utah registou 168 acidentes de carro por dia. Para mudar essa realidade, 5 cruzamentos de Salt Lake City foram equipados com tecnologia LiDar. A tecnologia envia pulsos de laser e mede quanto tempo esses pulsos levam para voltar após atingir um objeto. Desta forma, o sistema consegue reconhecer padrões de atividades de peões, condutores e ciclistas.
Por ser capaz de mapear amplamente os movimentos nas ruas, o LiDar proporciona uma visão clara dos padrões de comportamentos e acidentes aos investigadores. Quais áreas registam mais "quase acidentes", onde os peões estão mais propensos a passar a rua fora da passadeira, entre outras informações que, de outra forma, seriam bem difíceis de conseguir.
De acordo com o carscoops, plataforma que oferece cobertura de notícias para entusiastas de automóveis, o novo sistema consegue até mesmo registar as velocidades médias com 99,98% de precisão. Tudo isso deve permitir grandes melhorias das estradas, tanto a longo prazo, com mudanças nas vias, como em tempo real, conforme reportou a página Supercar Blondie.
Um porta-voz do UDOT, autoridade de tráfego de Utah, John Gleason, deu um exemplo de como o LiDar pode prevenir acidentes em tempo real.
“[Imagine] que alguém está a atravessar a rua e tropeça, e não consegue se levantar a tempo [de o semáforo abrir para os carros]. Não precisamos de fazer nada manualmente, o sistema vai ajustar automaticamente o tempo para permitir que a pessoa atravesse com segurança", explicou Gleason em entrevista à Fox13.
Utah torna-se exemplo de segurança para outros estados dos EUA
Atualmente a planear a expansão do sistema, Utah já foi o 5º estado mais propenso a acidentes nos EUA, mas hoje figura como o 5º mais seguro para condutores, segundo um estudo recente da revista Forbes.
Por ano, os EUA registam quase 43 mil acidentes fatais, o que ainda representa menos de 1% do total de acidentes neste período, conforme apontado pela Supercar Blondie. Ainda não há notícias sobre a implantação do sistema LiDar noutros estados do país, mas com certeza Utah tornou-se num exemplo a ser seguido.