DOOGEE MIX
O novo DOOGEE MIX, o clone do Mi Mix

O mercado mobile está incrivelmente aborrecido. É certo que os nossos smartphones estão cada vez mais poderosos e rápidos mas, pelo menos a nível de design e criatividade poucas são as marcas que arriscam quebrar o molde. A Samsung foi uma dessas marcas, tal como a Xiaomi com o seu Mi Mix, um phablet que inspirou outra marca chinesa, a DOOGEE, a criar uma alternativa (clone) bem mais barato do que o artigo original. Eis o DOOGEE MIX e 5 dos seus principais pontos fortes (para além do preço).

Vê ainda: Motorola Moto X (XT1766) deverá ser o próximo a chegar ao mercado

O que nos traz o DOOGEE MIX?

Em primeiro lugar, o DOOGEE MIX quer provar que é possível criar um smartphone poderoso mesmo com um processador de gama média alta. Mais ainda, com um SoC (system on chip) feito pela rival da Qualcomm, a MediaTek. Conseguirá o Helio P25 desafiar a hegemonia do Snapdragon 625 para o mercado de gama média-alta?

   

Este Snapdragon 625 foi um dos processadores mais populares de 2016 e dominou este segmento de mercado. É utilizado por smartphones bastante populares como o controverso Xiaomi Redmi Note 4 e muitos outros. Ora, apesar deste “motor” da Qualcomm ser francamente bom, o Helio P25 da MediaTek não fica nada atrás, igualando o seu rival em praticamente todos os aspetos. O seu primeiro grande trunfo será o preço. Este DOOGEE MIX deverá custar menos de $200 dólares assim que chegar às lojas.

DOOGEE MIX
As cores do DOOGEE MIX

Em segundo lugar e retomando o que anteriormente se disse sobre a performance do Helio P25, este SoC possui 4 núcleos de processamento (ARM Cortex A53) com velocidades máximas de 1.6GHz e outros 4 núcleos com velocidades máximas de 2.5Ghz. Na prática temos aqui uma franca melhoria face ao Snapdragon 625, sendo 70% mais eficiente no consumo energético ao lidar com aplicações pesadas e com o multi-tasking.

Ao dividir o processador em 8 núcleos, 4 a 4, para as tarefas básicas apenas os 4 núcleos mais económicos são ativados, poupando assim bastante energia. Terá, pelo menos em teoria, uma melhor autonomia do que o Xiaomi Mi Mix.

Em terceiro lugar, este processador Helio P25 utiliza uma litografia, uma construção ou arquitectura de 16nm com transístores FinFET, muito semelhantes aos utilizados no Snapdragon 625 com a sua arquitectura de 14nm. Aqui, apesar de o processador da Qualcomm ter uma ligeira vantagem, o rival da MediaTek deverá manter-se mais fresco durante a sua utilização, mesmo em utilizações prolongadas. Na prática, para quem não gostar de sentir o smartphone tão quente, o DOOGEE MIX será a opção.

DOOGEE MIX tem “apenas” 5.5 polegadas 

 

Em quarto lugar, as 6.4 polegadas do Xiaomi Mi Mix tornam este phablet praticamente impossível de ser utilizado confortavelmente. É um tamanho ótimo para ver vídeos, sim, mas para utilizar no dia-a-dia, responder a emails, SMS e simples chamadas é um tamanho muito pouco prático.

Neste aspecto o DOOGEE MIX apresenta um ecrã de 5.5 polegadas, um tamanho bem mais fácil de ser utilizado até com uma só mão. Além disso, com um ecrã menor, a bateria de 3380mAh será capaz de pelo menos igualar a autonomia do Xiaomi Mi Mix.DOOGEE MIX

Por último, o DOOGEE MIX utiliza uma gráfica (GPU) mais rápida do que a que encontramos no Snapdragon 625. Note-se, a gráfica do DOOGEE MIX é a Mali-T880 com velocidades de 900MHz ao passo que a Adreno 506 corre a 650MHz. As diferenças notar-se-ão quando estiveres a jogar títulos pesados como o Clash of Clans ou o Modern Combat. Ambos os processadores estão praticamente empatados mas, pelo menos em alguns aspectos, o MediaTek leva a melhor sobre o rival da Qualcomm.

A nível de especificações técnicas o DOOGEE MIX conta com um ecrã de 5.5 polegadas Super AMOLED com resolução Full-HD 1080p, e utilizará o processador MediaTek Helio P25 com a gráfica  Mali-T880 MP2. Temos ainda 4 ou 6GB de memória LPDDR4X-1600 dual channel. Conta com um leitor biométrico no seu painel fontal, 64 ou 128GB de armazenamento interno, câmaras de 16 e 8MP na sua traseira (sensor Samsung ISOCELL) e uma câmara de 5MP para as selfies. Sem esquecer a bateria de 3380mAh e o sistema operativo Android 7.0 Nougat.

O DOOGEE MIX já se encontra em regime de pré-compra no site da marca, aqui.

Outros assuntos relevantes:

HTC U 11 pode revolucionar com gravação de vídeo em 360 graus (video)

Microsoft confirma presença de Ubuntu e outras aplicações na Windows Store

Google “Taimen”: Possível sucessor do Pixel passa na GeekBench