DJI Spark: Um pequeno Drone, mas só de tamanho...

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 3 min.

Nos últimos anos, provavelmente já te habituaste a passear pela rua ou a participar num evento, começando do nada a ouvir-se um ruído vindo do céu. Já ninguém se surpreende por ver um drone sobrevoar as nossas cabeças, mas a DJI não quer que isso aconteça. E desta forma, foi hoje apresentado o DJI Spark, um novo modelo que promete admirar os fãs destes dispositivos.

Se no ano passado a DJI surpreendeu todos com o seu Mavic Pro, um drone que, graças à forma como poderia ser dobrado, garantia uma grande portabilidade, este ano a empresa esmerou-se ao revelar ao mundo o DJI Spark, um modelo que cabe na palma da mão, fazendo desde logo parecer o seu antecessor um drone bastante grande.

Vê ainda: Xperia X e Xperia X Compact deixam de fazer parte dos planos da Sony

Muito se especulava a possibilidade de este drone estar pronto para corridas e voar a grandes velocidades, mas a própria DJI assegura que não. Tal como o Mavic Pro e a grande generalidade dos restantes modelos deste companhia, também o Spark será um dispositivo focado na captação de imagem e video. Aliás, este é considerado pela DJI o "contador de histórias" (tal como o video promocional o indica), sendo este verdadeiramente o primeiro drone que conseguirás carregar para todo o lado, dado o seu reduzido tamanho. Afinal, estamos a falar de um drone que, para além de ser muito pequeno, é mesmo capaz de descolar e aterrar na própria mão do seu utilizador.

O DJI Spark consegue descolar desde a palma da mão

Para além de pequeno, este drone traz consigo algumas funções inteligentes. Uma dela são precisamente controlos por gestos, sendo de destacar que, para tirar uma selfie, o utilizador apenas precisa de sorrir e repousar com os braços cruzados. Para manobras mais complicadas, será lançada uma aplicação para smartphone, que permitirá fazer o drone descolar e fotografar ou gravar alguns vídeos durante essa função.

No que toca a especificações, a câmara que o DJI Spark incorpora não traz, no entanto, uma resolução 4K. A câmara de 12MP é capaz "apenas" de uma resolução em Full HD, apesar de as imagens apresentadas revelarem grande qualidade. Sendo quase um "smartphone voador", este não terá tanto um uso profissional. Alguns filtros são disponibilizados para a câmara e a aplicação Go 4 permite uma edição de imagem imediata.

A velocidade máxima do DJI Spark é de qualquer coisa como 50 Km/h e graças à câmara de deteção 3D, aliado ao GPS e a um sistema de posicionamento este consegue manter-se bastante estável, mesmo tendo em conta o seu diminuto tamanho. Por fim, o Spark beneficia ainda de uma bateria removível, tendo ainda uma entrada microUSB pronta para o recarregar, especialmente considerando que a bateria aguenta apenas 16 minutos de voo.

O DJI Spark estará disponivel para pré-venda a partir de hoje, começando as suas vendas apenas no próximo mês. Este estará disponivel em três cores diferentes e terá um preço marcado nos $499 (qualquer coisa como €447). Tendo em conta o seu preço e tamanho, este poderá ser mesmo o drone que atrai as massas e torna estes dispositivos como uma tecnologia "mainstream".

O que achas do DJI Spark? Deixa nos comentários a tua opinião e continua a seguir a 4gnews para mais novidades.

Outros temas relevantes:

E que tal um teste de resistência ao primeiro iPhone?

OnePlus 5 irá mesmo contar com o novo Snapdragon 835 no seu interior

NO.1 G9: Smartwatch económico especialmente concebido para o Fitness