O spam no email é um problema e tem vindo a piorar ao longo dos anos com as caixas de correio eletrónico a sofrerem invasões quase impossíveis de controlar.
Neste artigo mostramos-te três truques simples que vão ajudar-te a eliminares ou reduzires o spam no teu email.
1. Ensinar ao email o que é spam

A maioria das pessoas usa o Gmail que, felizmente, tem bons filtros para spam. Ainda assim, algumas coisas escapam até que o utilizador configure adequadamente este serviço de mail.
Assim que um email spam chegar à caixa de entrada deve ser denunciado como tal. Desta forma e ao longo do tempo, o Gmail vai aprender o que o utilizador considera spam e colocar este tipo de emails numa pasta separada.
Como nada é perfeito, por vezes mails relevantes vão parar à pasta de spam. Por isso, deves consultar periodicamente esta pasta. Para quem usa o Outlook, há boas notícias. Esta aplicação está equipada com um método de funcionamento semelhante.
2. Fazer uso dos filtros
Ainda que o recurso denunciar spam seja um bom começo, os utilizadores devem personalizar todos os filtros disponíveis.
Isto porque estes filtros verificam as mensagens recebidas e, de acordo com as regras pré-definidas, arquivam, excluem ou dão rótulos aos emails de forma automática. E tudo antes de consultares a tua caixa de entrada.
3. Ferramentas inteligentes de terceiros
Ainda que os recursos integrados nas apps de email funcionem bem, se juntares ferramentas inteligentes de terceiros, tudo vai melhorar significativamente.
Por exemplo, o Clean Email vai ligar-se à tua conta de email e permitir que definas mais regras do que o Gmail deixa.
Podes configurar esta ferramenta para excluir mensagens de remetentes específicos, assim como reter mensagens de remetentes desconhecidos até que as aproves.
Outro bom exemplo é o Spamdrain. Esta app funciona como barreira entre a tua caixa de correio e a Internet. Sim, consegue intercetar o spam antes mesmo de este chegar.