Discord desafia Steam e Epic Games com a venda de jogos Online

Bruno Santos
Bruno Santos
Tempo de leitura: 2 min.

A Discord está pronta para desafiar a Steam e a Epic Games na sua plataforma de venda de jogos online com receitas maiores para os desenvolvedores.

A plataforma de comunicação Discord anunciou em Agosto que iriam abrir uma loja online de videojogos. Da mesma forma, revelaram que pretendem fazer uma divisão de receitas de 90/10. Ou seja, 90% para os developers e 10% para o Discord. É provável que esta medida entre em vigor para títulos publicados a partir de 2019.

Vê ainda: Fortnite: Pais desligam a TV a meio do jogo e as reações são hilariantes

Além disso, o Discord revelou que, desde Novembro, conta com 200 milhões de utilizadores activos na sua aplicação dedicada ao chat. É um aumento considerável, tendo em conta os 130 milhões de utilizadores registados em maio.

A loja da Discord chegou para (tentar) arrombar o mercado!

Aliás, o anúncio foi feito em resposta ao lançamento da loja online da Epic Games na semana passada. Sobretudo após estes anunciarem uma divisão de receitas na ordem dos 88/12. A loja Steam da Valve oferece divisão de receitas de 70/30 para todos os developers, independentemente do objectivo estabelecido.

Com este(s) anúncio(s), a Valve anunciou recentemente que a Steam iria ajustar a parcela, efectuando uma divisão mais favorável aos developers. A menos que baixem para algo na ordem dos 85/15 no mínimo, acredito que irão sofrer (maiores) quedas nas receitas.

A própria Discord aproveitou para "deixar um aviso" no blog da empresa: "Qual é o motivo para custar aos developers 30% do seu produto para distribuir jogos? Será este o motivo pelo qual os developers investem na criação das suas próprias lojas online para distribuir jogos? Pelos vistos, não custa 30% para distribuir jogos em 2018."

Portanto, com isto, os esforços da Steam estão agora focados em manter os grandes developers dentro da sua plataforma. Porém, os indie developers que estão cada mais na voga e a crescerem, têm clara vantagem em aderir a serviços como o Discord, que permitem divulgar os seus jogos sem terem que dar "um braço e meia perna".

Steam e Epic Games encontram um concorrente à altura

Em suma, esta situação faz-me lembrar o que se passa actualmente com a Intel. Estes detinham o controlo do mercado dos CPUs. Porém, com a recente entrada da AMD, oferecendo uma relação qualidade/preço muito melhor, a Intel teve que apertar os cordões à bolsa e responder à letra.

Ao passo que o controlo de mercado que a Intel tinha simplesmente "foi-se", lutando agora para não ser superada pela AMD. Igualmente espero o mesmo acontecimento à Steam. No fim de contas, quem ganha com isto tudo é o consumidor. Por isso espero que lojas como as da Discord e da Epic Games vinguem.

Editores 4gnews recomendam:

Future Man – Trailer da 2ª temporada promete boa disposição

Nintendo Switch vai finalmente deixar-te ler os teus ‘comics’ favoritos!

Como eliminar a conta do Instagram ou fazer uma pausa

Via