Dirty COW está de volta com novo malware para Android

Rui Bacelar

Dirty Cow Malware Android Foram os peritos e investigadores da Trend Micro que detectaram e alertaram para a utilização do vetor de ataque / vulnerabilidade Dirty COW em novo malware para o sistema operativo Android. Segundo consta, é através do malware ZNIU que a vulnerabilidade conhecida por Dirty COW tem sido utilizada para espalhar o caos em vários dispositivos Android.

Vê ainda: Samsung Galaxy S7 e S7 edge – Android Oreo trará um novo Interface

A vulnerabilidade Dirty COW já não é nova, em boa verdade já há um ano que ouvimos falar deste vetor de ataque capaz de afectar sistemas Linux e agora, infelizmente, começou a ser detetado um novo malware que visa espalhar o caos dentro do sistema operativo Android uma vez que este OS também se baseia no Linux.

Dirty COW, agora sob a forma de malware para Android

Esta falha de segurança / vulnerabilidade afecta vários sistema baseados em Linux sendo o Android um deles. Como tal, são vários milhões de dispositivos Android que, ao não estarem atualizados com as mais recentes versões e patches de segurança, estão potencialmente expostos e correm o risco de levar um "coice" desta Dirty COW.

Dirty Cow Malware Android
Representação esquemática do "modus operandi" deste malware

O alerta foi dado pela equipa da Trend Micro consistindo na nova ameaça para Android numa forma de dar aos atacantes controlo total do dispositivo infectado. Através desta "porta", os hackers podem até espiar remotamente o teu dispositivo, tendo acesso a tudo o que fazes nele e podendo executar todo o tipo de ações.

Malware estaria presente em mais de 1200 Apps para Android

O malware que está agora a afetar o mundo Android utiliza o vetor Dirty COW para, a título de exemplo, subscrever serviços de valor acrescentado. A ameaça surge sob diversas formas, tendo já sido detetado em mais de 1200 Apps das mais variadas categorias.

Desde Jogos ou mesmo Pornografia, desde que seja uma App bastante aliciante para o utilizador a descarregar e executar no seu Android, torna-se num veículo apetecível para este novo malware.

Note-se ainda que os hackers tentam ao máximo que a vítima não se aperceba do sucedido e actuam com cuidado e de forma bastante discreta, sobretudo para a subscrição de serviços de valor acrescentado que mensalmente te vão debitar uma certa quantia. A menos que controles o teu saldo, podes até nem te aperceber do sucedido.

Por último, e para tranquilizar os utilizadores Android, este malware tem sido detetado em Apps instaladas fora da loja oficial, a Google Play Store, portanto evita instalar Apps cuja origem não possa ser verificada. Apesar de já termos visto malware que consegue ludibriar os sistema de verificação da Google.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

A melhor proteção será mesmo a instalação de Apps apenas de fontes confiáveis ou por outras palavras, através da loja oficial Google Play Store. Sem descurar, claro, a atualização periódica do teu dispositivo Android.

Outros assuntos relevantes:

D€AL: Queres componentes de computador a bom preço? Vê a promoção!

GoPro Hero 6 Black – Conhece a nova GoPro com gravação 4K 60FPS

Android Nougat chega finalmente ao Motorola Moto X Play no Brasil

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).