Dirigente da Huawei reafirma o compromisso da marca para com o Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Rumores sustentam que a Huawei possa apresentar, em breve, o seu próprio sistema operativo para smartphones. Ainda assim, o presidente da Huawei para a Europa - Walter Ji - refere que a empresa continua comprometida com o Android.

A revelação foi dada em entrevista à PhoneArena e mostram-nos que o Android faz parte dos planos da chinesa para o futuro. Nas palavras de Walter Ji, "A empresa “contribuiu muito” para o Android ao longo dos últimos dez anos e coloca sempre a experiência do utilizador como prioridade. É por isso que, apesar dos desafios que enfrentamos, estamos comprometidos com o mercado e estamos comprometidos em melhorar a nossa marca por meio da inovação para os consumidores."

Estas declarações indicam-nos que o Android não deixará de ser uma realidade nos smartphones da tecnológica chinesa. Em momento algum este dirigente fala no Hongmeng OS, o que não nos permite perceber se este poderá - ou não - coexistir com o software da Google.

Ultrapassar a Samsung já não é um objetivo declarado pela Huawei

A Huawei havia declarado a sua intenção de ultrapassar a Huawei na liderança do mercado dos smartphones até ao final deste ano. No entanto, a suspensão imposta pela administração Trump fez com que a empresa chinesa tivesse de recuar nessa previsão.

Depois dos mais recentes acontecimentos, este tinha de ser um dos temas abordados nesta entrevista. Quando interrogado sobre um novo calendário para ultrapassar a Samsung, Walter Ji refere que tal já não é uma prioridade.

Em contrapartida, a Huawei está agora focada em investir em inovações com significado para os consumidores. Serão essas que a possibilitarão manter-se à frente da concorrência.

Os melhores exemplos dessa estratégia são, na opinião de Walter Ji, "a melhor experiência de câmara e melhor experiência de bateria". Este executivo refere ainda que os utilizadores têm apreciado essa aposta ao longo do último ano e a família P30 é um bom exemplo dessa aposta por parte da Huawei.

Estará o mercado norte-americano nos planos da Huawei?

A entrada da Huawei nos EUA também não poderia ficar de fora. Relativamente a este tema, Walter Ji refere que a incursão neste mercado não é uma prioridade para a empresa chinesa. Ainda assim, não fecha a essa possibilidade.

Walter Ji refere que no caso de os atuais problemas com os EUA se resolverem, a Huawei estará aberta a levar os seus produtos até ao mercado norte.americano.

Presidente da Huawei para a Europa fala ainda do 5G

As redes 5G são um dos principais temas do momento e a Huawei é uma das maiores potências mundiais no que a esta tecnologia diz respeito. Aliás, este tipo de redes foi uma das justificações para a suspensão imposta por Donald Trump.

Mas olhando para o futuro, Walter Ji diz-se "excitado" com os benefícios que o 5G trará aos consumidores. A realização de videochamadas de alta qualidade é uma das grandes vantagens usada como exemplo pelo entrevistado.

Walter Ji faz ainda referência ao gaming, reprodução de vídeo e download de aplicações como algumas das grandes vantagens do 5G. No entanto, algumas das maiores potencialidades desta tecnologia ainda demorarão algum tempo a serem devidamente implementadas.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.