Rumores sustentam que a Huawei possa apresentar, em breve, o seu próprio sistema operativo para smartphones. Ainda assim, o presidente da Huawei para a Europa - Walter Ji - refere que a empresa continua comprometida com o Android.
A revelação foi dada em entrevista à PhoneArena e mostram-nos que o Android faz parte dos planos da chinesa para o futuro. Nas palavras de Walter Ji, "A empresa “contribuiu muito” para o Android ao longo dos últimos dez anos e coloca sempre a experiência do utilizador como prioridade. É por isso que, apesar dos desafios que enfrentamos, estamos comprometidos com o mercado e estamos comprometidos em melhorar a nossa marca por meio da inovação para os consumidores."
Estas declarações indicam-nos que o Android não deixará de ser uma realidade nos smartphones da tecnológica chinesa. Em momento algum este dirigente fala no Hongmeng OS, o que não nos permite perceber se este poderá - ou não - coexistir com o software da Google.
Ultrapassar a Samsung já não é um objetivo declarado pela Huawei
A Huawei havia declarado a sua intenção de ultrapassar a Huawei na liderança do mercado dos smartphones até ao final deste ano. No entanto, a suspensão imposta pela administração Trump fez com que a empresa chinesa tivesse de recuar nessa previsão.
Depois dos mais recentes acontecimentos, este tinha de ser um dos temas abordados nesta entrevista. Quando interrogado sobre um novo calendário para ultrapassar a Samsung, Walter Ji refere que tal já não é uma prioridade.
Em contrapartida, a Huawei está agora focada em investir em inovações com significado para os consumidores. Serão essas que a possibilitarão manter-se à frente da concorrência.
Os melhores exemplos dessa estratégia são, na opinião de Walter Ji, "a melhor experiência de câmara e melhor experiência de bateria". Este executivo refere ainda que os utilizadores têm apreciado essa aposta ao longo do último ano e a família P30 é um bom exemplo dessa aposta por parte da Huawei.
Estará o mercado norte-americano nos planos da Huawei?
A entrada da Huawei nos EUA também não poderia ficar de fora. Relativamente a este tema, Walter Ji refere que a incursão neste mercado não é uma prioridade para a empresa chinesa. Ainda assim, não fecha a essa possibilidade.
Walter Ji refere que no caso de os atuais problemas com os EUA se resolverem, a Huawei estará aberta a levar os seus produtos até ao mercado norte.americano.
Presidente da Huawei para a Europa fala ainda do 5G
As redes 5G são um dos principais temas do momento e a Huawei é uma das maiores potências mundiais no que a esta tecnologia diz respeito. Aliás, este tipo de redes foi uma das justificações para a suspensão imposta por Donald Trump.
Mas olhando para o futuro, Walter Ji diz-se "excitado" com os benefícios que o 5G trará aos consumidores. A realização de videochamadas de alta qualidade é uma das grandes vantagens usada como exemplo pelo entrevistado.
Walter Ji faz ainda referência ao gaming, reprodução de vídeo e download de aplicações como algumas das grandes vantagens do 5G. No entanto, algumas das maiores potencialidades desta tecnologia ainda demorarão algum tempo a serem devidamente implementadas.