
As telecomunicações continuam a ser um dos setores mais criticados pelos portugueses, e os dados do terceiro trimestre de 2025 da ANACOM revelam uma tendência de crescimento no descontentamento. O regulador registou um aumento de 8% nas reclamações globais, e há uma operadora que se destaca pelos piores motivos.
Vodafone continua a ser a operadora com mais queixas em Portugal
A Vodafone manteve, pelo terceiro trimestre consecutivo, o título de operadora com mais queixas em Portugal. Com cerca de 5,3 mil reclamações, representa 34% do total e apresenta a taxa mais alta entre as "três grandes": 2 reclamações por cada mil clientes. Este cenário pode agravar-se com os recentes anúncios de aumento de preços na fatura da MEO e Vodafone, que já estão a gerar descontentamento.
A MEO surge em segundo lugar no volume, com 4,5 mil queixas (29% do total), mas foi a que registou o maior aumento percentual face ao ano anterior (+11%). Ainda assim, mantém a menor taxa relativa, com apenas 1 reclamação por mil clientes.
NOS é a operadora com menos reclamações em Portugal
Em contraciclo, a NOS foi a única das grandes operadoras a conseguir reduzir o volume de reclamações, com uma descida de 27%. É agora a operadora menos reclamada em termos absolutos (3,9 mil queixas).
E a DIGI? A nova operadora, que recentemente levou a MEO, NOS e Vodafone a mexerem nos preços, registou 1,2 mil reclamações, o que representa 8% do setor. O dado mais interessante é que a sua taxa de reclamação tem vindo a descer consistentemente desde a entrada no mercado, passando de 7,6 para 5,2 reclamações por mil clientes. O principal motivo de queixa contra a DIGI continua a ser as falhas no serviço móvel.
O motivo número um para os portugueses reclamarem, transversal a todas as operadoras, é a demora na reparação de falhas, uma dor de cabeça que tem vindo a aumentar ao longo do ano.
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