
A entrada da DIGI no mercado português prometia revolução e os dados mais recentes da nPerf confirmam que a operadora romena não estava a brincar com a qualidade da sua fibra. O barómetro anual sobre as ligações fixas de internet em Portugal, referente ao ano de 2025, coloca a nova operadora no topo da tabela.
DIGI domina nas velocidades de download e upload
Os números revelados são expressivos quando comparados com o resto do mercado. A DIGI registou uma média de download de 642,6 Mbps, um valor que é mais do dobro do que a concorrência direta consegue oferecer em média. Para teres uma ideia, a Vodafone, que ficou em segundo lugar, ficou-se pelos 278,3 Mbps. No upload, a diferença mantém-se, com a DIGI a alcançar os 521,9 Mbps contra os modestos 166,0 Mbps da segunda classificada.
Latência também coloca DIGI na liderança
Além da velocidade, a estabilidade da ligação também foi premiada. A operadora teve a melhor latência do mercado, com apenas 14,3 ms. É algo essencial se jogas online ou passas o dia em videochamadas, pois garante uma resposta quase imediata. Estes resultados técnicos de excelência contrastam com a realidade administrativa, onde recentemente foram expostas algumas das falhas da DIGI num comunicado da DECO.
A operadora impôs-se como líder da internet fixa em Portugal, com um score impressionante de 156 710 nPoints. Seguem-se Vodafone com 131 440 pontos e a NOS fechou o pódio com 129 036 pontos, com segunda melhor latência (16,4 ms). A MEO caiu para um surpreendente quarto lugar com 128 976 pontos, valendo-lhe o bom desempenho no streaming de vídeo e a terceira posição no upload.
O estudo baseou-se em 125 985 testes realizados pelos próprios utilizadores, o que confere credibilidade aos dados de utilização real. Podes ler aqui a minha experiência com a DIGI um ano depois.
