5 Dicas para poupares bateria no teu smartphone Android neste Natal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Os smartphones, Android ou iOS, são já uma necessidade no dia a dia de todos nós. Especialmente nesta quadra festiva em que estamos constantemente a falar com alguém, a enviar SMS ou a partilhar fotografias das luzes de Natal. Momentos e situações que presenciamos nas ruas ou dos enfeites da árvore de Natal. Ora, para tudo isso é preciso ter-se... bateria e saber poupar bateria continua a ser uma prioridade.

Em primeiro lugar, a verdade é que existem diversas formas de poupar bateria que são já de senso comum. Desde logo ter cuidado com o GPS bem como desligar o Bluetooth, WiFi ou dados móveis quando não os estás a usar. Mas claro, existem outras tantas formas, menos conhecidas, de poupar a bateria do teu smartphone Android?

Vê ainda: ASUS irá mudar um pouco a sua estratégia para o mercado mobile

Com a quadra natalícia a chegar, queres mesmo arriscar ficar sem bateria e não poderes enviar mensagens? Enviar felicitações ou receber chamadas dos teus familiares? Pois bem, importa saber como manter o teu smartphone Android com bateria com estas 5 dicas.

Queres poupar bateria no teu smartphone Android?

A seguinte lista de dicas para poupar bateria no teu smartphone Android visa acrescentar novas sugestões às várias práticas que já possas conhecer. Isto é, tal como dito acima, práticas como desativar a localização GPS quando não precisas dela já são bem conhecidas. Ainda assim, sobretudo nesta quadra de Natal, toda e qualquer sugestão que possa ajudar a poupar bateria no smartphone é muito bem vinda. Segue-se a lista:

  1. Diminui a luminosidade do ecrã do smartphone

Parece básico e lógico? É porque é. Sempre que ligas o ecrã do smartphone estás a consumir energia. Ora, se a luminosidade necessária for elevada, então o consumo também será.

Experimenta também utilizar a ferramenta de ajuste automático da luminosidade do ecrã, ou então mantém a mesma no mínimo. Em suma, aumentando apenas quando necessário para uma boa visualização.

  1. Reduz o tempo que o ecrã leva a bloquear o teu smartphone Android

Se o ecrã gasta energia enquanto o usas, o mesmo acontece nos segundos em que está à espera por bloquear de forma automática. Assim, experimenta reduzir o espaço de tempo que o smartphone Android leva a desligar o ecrã. Aqui claro, enquanto não está a ser usado, optando pelo mínimo de tempo possível.

  1. Fecha todas as aplicações desnecessárias no teu smartphone

Muitas vezes temos uma infinidade de aplicações e programas abertos. Algo que pode afetar um maior consumo de energia enquanto o telefone estiver em descanso. É importante, assim, encerrar as aplicações de forma a finalizar o seu uso corretamente, protegendo a bateria.

Se fechares as aplicações sempre que as usares, podes aumentar a autonomia do teu smartphone Android. Podes encerrar todas as aplicações de uma vez através de um botão de toque que mostra tudo o que está aberto em segundo plano.

  1. Desativa a vibração no teu Android

Sabias que é necessária mais energia para colocar o smartphone a vibrar do que a tocar? Isto porque temos um pequeno motor de vibração no seu interior. Ora, por isso opta por colocar o som mais alto se tens medo de não o ouvir tocar.

Ou então, se tiveres de o colocar no modo de “silêncio” sempre que possível não optes pela opção de vibração. Coloca-o em cima da mesa, assim verás o ecrã a ligar! Uma pequena mas valiosa dica para poupar bateria no teu smartphone Android.

  1. Utiliza o modo de avião em locais remotos

Já te apercebeste de que quando estás em locais com pouca rede a tua bateria vai desaparecendo cada vez mais rápido? Vais notar diferença se ativares o modo de avião que, além de evitar com que o smartphone esteja sempre à procura de sinal de rede, ajuda a poupar bateria.

Se precisares de carregar o smartphone de forma mais rápida, carrega-o também em modo de avião! Em suma, é nos locais de menor receção de rede que a bateria mais será "sacrificada" para garantir que o smartphone está efectivamente ligado à rede. Contudo, se naquele momento de viagem não precisas de estar conectado, desliga-te completamente.

  1. Cuida da bateria do teu smartphone Android

A verdade é que não é aconselhável manter a bateria de forma prolongada com pouca carga ou com a carga completa. Assim, é preferível que carregues o smartphones de forma parcial do que dos 0 aos 100%. Desta forma evita-se completar mais um ciclo de carga.

Nem todos os conselhos estão relacionados com o controlo das aplicações ou o tempo de utilização. Isto uma vez que existem outras funções a ter em conta tais como desativar a rotação automática ou as notificações push.

Todavia, com estas dicas, e todos os outros cuidados extra que já tens com o teu smartphone Android, estás preparado para enviar felicitações nesta quadra natalícia a toda a tua família e amigos!

Espero que alguma destas dicas para poupar bateria no teu smartphone seja efectivamente útil! Caso tenhas mais sugestões deixa-nos também as tuas práticas para poupar mais bateria.

Editores 4gnews recomendam:

Apple é processada devido às especificidades do ecrã dos iPhone X e XS

Mensagens Android: Aplicação da Google recebe nova funcionalidade!

Microsoft – Windows 10 Mobile foi recebeu atualização de segurança

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.