Carregaste o teu smartphone durante a noite inteira e, no dia seguinte, quando dás por isso estás quase sem bateria. Pois, estás a debater-te com o problema de consumo rápido de bateria.
Mas se seguires as dicas que te damos neste artigo, podes preservar a autonomia da bateria do teu telefone e combater este flagelo que acaba por afetar todos os utilizadores.
Desativar processos em segundo plano

Muitas aplicações, de forma bastante sorrateira, executam vários processos em segundo plano. Muitas vezes, são estes processos os principais responsáveis pelo rápido consumo da bateria.
O sistema operativo Android oferece um recurso que restringe as atividades em segundo plano. Ativa este recurso que vai garantir que as aplicações não vão consumir bateria quando não é necessário.
Permissões dadas às aplicações
Limitar as permissões dadas às aplicações também preserva a autonomia da tua bateria. É realmente necessário que uma app de reprodução de música tenha acesso à tua localização?
Nas aplicações limita as permissões dadas e desativa recursos – como o rastreamento da localização ou processos em segundo plano – para poupar a vida útil do componente.
Limitar as apps que consomem mais energia
Algumas apps drenam a energia do teu smartphone. A boa notícia é que as podes identificar. Para o fazer, recorre à monitorização de consumo de bateria presente nas configurações do teu smartphone.
Depois podes restringir o uso de energia destas aplicações. Alguns terminais contam com um recurso dedicado que permite fazê-lo.
Menos notificações
Um fluxo constante de notificações também não dá muita saúde à bateria do teu smartphone ou mesmo à tua sanidade mental.
A maioria das aplicações permite personalizar as configurações das notificações. Desativa as notificações que não são realmente necessárias.
Modo escuro e localização
Se ativares o modo escuro no teu smartphone, o modelo vai reduzir o brilho do ecrã do terminal. Este pequeno passo não só poupa a autonomia da bateria, como também evita a fadiga ocular.
Por sua vez, o rastreamento constante da tua localização, através do GPS, também retira vida útil à bateria. Muitas aplicações utilizam a tua localização para te dar informações mais precisas.
A boa notícia é que podes restringir o acesso à tua localização, apenas durante a utilização destas mesmas aplicações. Este “truque” vai poupar muito a bateria do teu smartphone.