Quando se compra um telemóvel, a expectativa é que este dure o máximo tempo possível. Afinal, pode ser um investimento dispendioso, pelo que é importante cuidar ao máximo do mesmo.
Assim sendo, com base nas sugestões da CNET, damos-te 4 dicas bastante simples que podem ajudar a que o teu telemóvel dure o máximo possível.
1. Usar uma capa e protetor de ecrã
Começando pela dica mais simples de todas, é importante usar uma capa. Esta é importante, já que ajuda a proteger de resíduos ou até mesmo de arranhões. Mesmo em caso de quedas ao chão, a capa garante maior proteção.
Para além da capa, um protetor de ecrã também é uma forma ideal de fazeres o telemóvel estar mais seguro. Quando o ecrã tem problemas, é difícil voltar ao pleno funcionamento. Por isso mesmo, só o facto de teres capa e protetor de ecrã já é um grande passo.
2. Instalar as atualizações necessárias
Muitas vezes, há quem não preste grande atenção às atualizações e adie sempre o mais possível. No entanto, é muito importante que faças todos os updates de segurança possíveis, para manteres o teu telemóvel seguro.
Ao fazeres isso, dificultas o trabalho dos hackers ou outros agentes maliciosos, que queiram usar indevidamente o teu telemóvel. Tendencialmente, os smartphones avisam-te de quando deves fazer uma atualização.
Contudo, nos casos em que isso não acontece, podes ir às configurações e pesquisar se há alguma atualização de software a fazer. Também nas aplicações que usas de forma frequente isso é aconselhável, pela “saúde” do dispositivo e pela tua experiência como utilizador.
3. Elimina tudo o que já não precisas
Se tens um telemóvel há muito tempo, então a probabilidade deste acumular várias fotografias e vídeos é gigante. É natural que queiras manter algumas memórias, mas o ideal seria guardá-las numa nuvem ou noutro qualquer dispositivo fora do telemóvel.
Segundo a CNET, isto pode fazer com que o desempenho fique comprometido e o telemóvel perca capacidade de resposta. Para além disso, também podes ficar com espaço reduzido para corrigir questões realmente importantes de software.
4. Limpar a sujidade das entradas
De acordo com a mesma fonte, a sujidade das entradas para carregamento, por exemplo, pode ser um grande fator para teres problemas ao carregar. Os pequenos resíduos que se acumulam podem fazer com que a velocidade diminua ou até que o carregador deixe de trabalhar.
Por isso mesmo, até na zona dos altifalantes, podes dar uma limpeza esporádica. À partida, evitas “entupimentos” desnecessários e também deixas o telemóvel mais apresentável.