6 Dicas da Huawei para capturar a essência da fotografia com Smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A Huawei tem apostado bastante na fotografia com smartphone ou fotografia móvel, como podemos ver pela sua parceria estabelecida em 2016 com a Leica, para o desenvolvimento tecnológico, aperfeiçoando as lentes dos seus mais recentes equipamentos. Conhecimento que merece ser partilhado.

Agora, como especialista na fotografia de câmara frontal (selfie) e na fotografia de rua, a Huawei destaca algumas das mais importantes dicas para pôr em prática a fotografia de rua.

A fotografia de rua dá aos fotógrafos amadores a oportunidade de se familiarizarem rapidamente com os seus equipamentos, ampliar o alcance das suas observações e ter uma melhor sensação para a criação de fotos.

As ruas agitadas e as pessoas, os objetos e as cenas interessantes que as preenchem fazem excelentes temas para a lente de um fotógrafo, que extrai, destila e expressa as cenas que captura na linguagem da fotografia.

Está na hora de pegar no teu smartphone e começar a fotografar!

Com o rápido desenvolvimento da fotografia móvel, os telemóveis, com a sua portabilidade e facilidade de uso, tornaram-se uma ótima ferramenta para a fotografia de rua. É uma das modalidades de fotografia mais desafiantes, acredita.

Então, quais os truques e técnicas que existem quando se trata de fotografia de rua móvel? Para responder a essa pergunta, a Huawei esteve nas ruas de algumas cidades como Londres, Brighton e Ilha de Wight e mostra-lhe como usar a luz solar, as cores e os ambientes para criar um álbum de fotografia de rua.

1. Conhece o teu Smartphone

A fotografia de rua significa estar no lugar certo no momento certo. Por essa razão, os fotógrafos de rua, em ascensão, devem conhecer bem os seus equipamentos, para poderem ativar rapidamente a câmara do seu smartphone.

*foto capturada com o smartphone Huawei P10 Plus

Hoje em dia a maioria dos dispositivos já abrem a câmara muito rapidamente e no caso do Huawei P10 este permite que deslize para cima no ecrã enquanto este está bloqueado, para abrir rapidamente a câmara.

Em suma, o importante é ficarem confortáveis com as funções da câmara - com apenas um toque no ecrã podem mudar o ponto focal da imagem e o botão do obturador virtual. O ritmo da cidade não fica à espera que descubras o botão certo, tens mesmo que conhecer a tua máquina / smartphone.

2. Usa uma variedade de ângulos para as tuas fotografias

Devido a razões relacionadas com o conforto físico, o hábito e a indiferença, a maioria das pessoas tende a ficar de pé e aponta as suas câmaras completamente retas e niveladas ao tirar fotos.

*foto capturada com o smartphone Honor 9

Tais acções muitas vezes resultam de fotografias aborrecidas e sem vida. Não faz mal misturar um pouco e experimentar novos ângulos da câmara, assim como altos e baixos. Experimenta variar o ângulo, não te vais arrepender!

3. Uso de imagens espelhadas

Lagos, poças de água e piscinas são formas naturais de criar imagens espelhadas. No entanto, se as superfícies naturais não estiverem disponíveis, pode usar superfícies como o vidro ou mesmo a tela de outro telefone para criar uma superfície espelhada.

4. Cores vivas para realçar a vida

Para melhor trazer a essência da vida ao nível da rua, procure por cenários em que cores vibrantes, como o vermelho, amarelo, azul e verde, se juntam numa única foto.

5. A luz é a alma da fotografia de rua

A luz faz com que os edifícios lancem sombras dinâmicas nas ruas adicionando uma camada de mistério, além de dar ao espetador uma sensação de "temperatura", de “calor”.

No caso do Huawei e do Honor 9 podes deslizar para cima ou para baixo na barra de exposição da sua câmara para aumentar ou diminuir a compensação da exposição para encontrar o equilíbrio perfeito para a tua foto.

*foto capturada com o smartphone Honor 9

Se estás a capturar uma silhueta, tenta reduzir a compensação da exposição ao aumentar o brilho do fundo para capturar melhor a interação entre luz e sombra.

6. Encontrar relacionamentos entre as pessoas e o seu ambiente para dar à fotografia uma sensação de profundidade

Além de ser simplesmente agradável de olhar, grandes fotografias devem ter um certo nível de profundidade e contar uma história. Para isso, um fotógrafo precisa de desenvolver as suas habilidades de observação, que podem ser aprimoradas através do treino e da prática.

Todas as fotos capturadas com o smartphone Honor 9

A maioria dos fotógrafos ocasionais dedica muito esforço para observar as pessoas enquanto tira fotografias de rua, não sendo suficiente o contexto e ambiente em que essas pessoas existem. Por esse motivo, e para se tirar uma excelente fotografia de rua, as pessoas e os cenários deveriam assumir o mesmo nível de importância quando se trata de selecionar o cenário.

Os contornos contrastantes dos edifícios contra o céu, os padrões nos cantos das ruas, as sombras de objetos espalhados sobre as paredes; estes são todos os elementos que compõem uma grande foto.

Todas as fotos capturadas com o smartphone Huawei P10 Plus

A fotografia de rua ideal mostra o relacionamento dinâmico entre as pessoas e o seu meio ambiente em oposição ao uso do meio ambiente como simplesmente um cenário estático desprovido de interação.

Outra sugestão para melhorar a sua fotografia de rua é capturar as interações quotidianas entre os indivíduos. Fotos que capturem os momentos efêmeros de humor, raiva, coincidência e mudanças repentinas são muito mais vívidos do que as fotos estática ou de poses.

A fotografia de rua pode ser a maior forma de arte esotérica e a busca do leigo mais comum. Mas, independentemente de quem seja, o equipamento fotográfico, caro e volumoso já não é um requisito, pois os telemóveis atuais fornecem a todos e a cada um de nós a capacidade de participar, agir e atuar.

Outros assuntos relevantes:

Tim Cook: Não existe tecnologia para Apple entrar no mundo da Realidade Aumentada

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.