O verão está a chegar e já é fundamental pensarmos nos meios de aproveitar o calor com segurança. Para nós: protetor solar, muita água, frutas. Mas e para os nossos inseparáveis smartphones? A exposição às altas temperaturas podem causar sobreaquecimento dos telemóveis, o que pode prejudicar a duração da bateria e o desempenho geral do dispositivo.
Há alguns cuidados que podem ajudar bastante a evitar esse sobreaquecimento dos smartphones e outros dispositivos.
1. Evita a exposição direta do dispositivo ao sol
Embora pareça bem óbvio, não é difícil imaginar o telemóvel exposto ao sol numa praia ou numa mesa de picnic. Manter o dispositivo na sombra pode ser de grande ajuda. Se estiveres na praia ou na piscina, por exemplo, podes proteger o teu telemóvel colocando-o numa bolsa ou mantendo-o envolvido numa toalha.
2. Remove a capa do telemóvel
Se estás num local com muita exposição solar, além de manter o telemóvel guardado num local com sombra, pode ser útil tirá-lo da capa de proteção. Isso porque as capas de telemóvel dificultam a dissipação do calor, tanto o calor provocado pelo funcionamento do dispositivo quanto o causado pelas temperaturas do verão.
3. Mantém o software atualizado
As atualizações de software frequentemente trazem otimizações para o desempenho do dispositivo, o que pode reduzir o calor naturalmente gerado durante sua utilização. Por isto, certifica-te de que o sistema operativo do telemóvel está atualizado.
4. Fecha as aplicações em segundo plano
Antes de sair de casa para aproveitar o verão, fecha as aplicações que podem estar a rodar em segundo plano no teu telemóvel. Desativa quaisquer funções que não estiveres a utilizar, como Bluetooth e GPS. Tudo isso gera calor no dispositivo para funcionar. Numa situação de altas temperaturas, evitar outras coisas que gerem calor pode ser importante.
5. Reduz o brilho do ecrã
A lógica aqui é a mesma das aplicações em segundo plano. Num local ensolarado e, consequentemente, com muita iluminação, é bem comum que precisemos aumentar o brilho do ecrã, mas isso também pode gerar calor por exigir mais do aparelho. A precaução aqui gira em torno de aumentar esse brilho apenas no momento de utilizar o smartphone e reduzir no momento de guardá-lo.
6. Evita carregar o telemóvel quando exposto a altas temperaturas
Carregar o telemóvel exige ligá-lo a uma fonte de energia que também causará um aquecimento do aparelho. Evite recarregar o dispositivo se estiver num local de grande temperatura. Caso precise fazer a recarga, garanta que poderá fazê-la num ambiente com temperatura mais amena.
7. Fica atento aos avisos de temperatura
A maioria dos telemóveis atuais emite um aviso quando a temperatura interna está muito alta. Alguns deles até já interrompem processos, como o carregamento, para evitar ainda mais aumento na temperatura. Ficar atento aos possíveis avisos pode ajudar o utilizador a tomar as devidas medidas para arrefecer o telemóvel.
8. Põe em prática medidas para arrefecer o telemóvel
Recebeste um aviso de alta temperatura no telemóvel? O que fazer agora? Põe em prática todas as medidas preventivas listadas acima. Se está a carregar o dispositivo, para (alguns telemóveis até já param automaticamente). Se o smartphone está exposto ao sol, guarda-o num local sombreado e protegido.
Fecha as aplicações e processos que exigem muito do aparelho e, de preferência, desliga-o por algum tempo. Colocá-lo próximo a uma ventoinha pode ajudar, mas todas as demais medidas são importantes para interromper a geração de calor e permitir que os componentes internos arrefeçam.
As mesmas medidas valem para outros tipos de dispositivos eletrónicos, como computadores. No caso de laptops, porém, há suportes/mesas com ventoinhas integradas e almofadas de resfriamento que podem ajudar ao proporciona um resfriamento adicional.