Recentemente, demos-te conta de quais são os carros mais seguros, mas ainda que não tenhas um modelo da lista da Euro NCAP convém tomares algumas precauções para que o teu carro não sofra com as temperaturas baixas do inverno e com a queda de humidade. Tudo em nome da segurança do carro.
Manípulos das portas
As temperaturas baixas e a humidade que se faz sentir à noite pode dificultar a abertura das portas dos carros. Tudo porque as borrachas ficam como que coladas. A solução para impedir que isto aconteça é simples: aplicar um spray de silicone ou uma camada de vaselina (via Razão Automóvel).
Com este pequeno truque, estas borrachas já não colam e consegues abrir a porta mais facilmente. Já no caso, dos manípulos estarem à face da carroçaria, o truque é outro. Neste caso, basta aplicar um calor ligeiro com um pouco de água morna.
Para-brisas
Com temperaturas baixas ou humidade forte, os para-brisas dos carros são as primeiras vítimas do tempo. Sim, por vazes dá vontade de raspar tudo ou simplesmente deixar que os limpa-para-brisas tratem.
Mas isso pode danificar as escovas. A melhor solução é, mais uma vez, despejar pelo para-brisas água ligeiramente quente. Atenção que água demasiado quente é prejudicial. Como medida adicional podes também colocar no depósito de água do limpa-para-brisas um líquido de limpeza com aditivo anticongelante.
Aquece o motor
Ficando toda a noite ao relento, quando chegas de manhã o carro está mesmo muito frio e o óleo do carro assume alguma viscosidade. Para evitares problemas posteriores, liga o carro e deixa o motor trabalhar durante 30 segundos a um minuto.
Arranca só depois deste tempo de aquecimento. Assim dás tempo ao óleo para aumentar a temperatura e perder a viscosidade que ganhou durante a noite com o frio. Desta forma, o óleo já está líquido o suficiente para chegar facilmente a todos os componentes necessários do carro.
