Cansado de ter uma internet com quebras constantes? Não estás a aproveitar a largura de banda a que tens direito? O teu computador está longe do router? Está na altura de ficares a conhecer a tecnologia Powerline e o Starter Kit da devolo e, se tiveres sorte, até poderás ganhar um Kit dLAN 550 WiFi que temos para oferecer (final do artigo).

Como rentabilizar a largura de banda?

Hoje em dia já ninguém vive sem uma conexão à Internet, seja através de dados móveis, cabo de rede ou Wi-Fi, a verdade é que estamos dependentes desta rede mundial e à media que as operadoras disponibilizam pacotes com mais e mais largura de banda, a verdade é que raramente aproveitamos todos esses megabytes a menos que estejas ligado ao router via cabo de rede.

   

Pois bem, depois de ter experimentado alguns repetidores de sinal Wi-Fi descobri que, por muito potentes que sejam, basta terem uma parede, uma laje ou umas quantas portas entre o repetidor e o router para pouco ou nada usufruirem da largura de banda, mesmo com os típicos repetidores de sinal. Pois bem, como solucionar este problema, como maximizar a rentabilização da tua largura de banda?

O primeiro passo é saber ao certo qual é o pacote de internet a que tens direito. Saber, a quantos megabytes tens direito, ou que chegam ao teu router. Posto isto, temos agora que encontrar o melhor meio para fazer chegar estes bits e bytes ao teu PC/smartphone, etc. Ora, ao passo que um cabo de rede é sempre a melhor opção, por razões práticas de comodidade a conexão Wi-Fi é o modo mais prático (todavia não o mais eficaz, tampouco a mais fiável ou constante). Felizmente existe o Starter Kit dLAN1200+ WiFi da devolo.devolo-4gnews-thumb

A tecnologia PowerLine

A tecnologia Powerline, tal como o nome sugere, utiliza o teu sistema eléctrico, os teus cabos de electricidade para transmitir o sinal de Internet. Neste caso, os megabites são enviados através da rede eléctrica desde o injector de sinal até ao adaptador Wi-Fi que colocarás onde bem te apetecer na tua casa. Em suma, acabas por ter um sistema de transmissão por cabo (utilizando os cabos eléctricos), chegando depois o sinal ao adaptador Wi-Fi.

No caso do Starter Kit dLAN1200+ WiFi que eu testei, ou o Starter Kit dLAn 550 WiFi que vamos oferecer, temos sempre duas peças ou adaptadores principais e que são ligados diretamente às tomadas de casa. Além disso, num desses adaptadores vais ligar um cabo de rede ao teu router para ele ter sinal de Internet e, em seguida, o poder injectar na corrente eléctrica.

Injector (esquerda) Adaptador Wi-Fi (direita)
Injector (esquerda)
Adaptador Wi-Fi (direita)

Ora, a magia da tecnologia PowerLine e do Starter Kit dLAN1200+ WiFi é que podes colocar os adaptadores em qualquer ponto da tua casa, seja um deles junto ao router na sala e o outro adaptador (Wi-Fi), no quarto, casa-de-banho, onde te apetecer e o sinal de Internet será forte e consistente.

Starter Kit dLAN1200+ WiFi ac

A devolo presenteou-me com o seu Starter Kit dLAN1200+ WiFi e tive oportunidade de testar esta tecnologia, bem como o material da marca. Na caixa terás duas peças/adaptadores principais (o injector e o adaptador Wi-Fi), para além de um cabo de rede incluído e claro, um manual de instruções bem ilustrado e de fácil compreensão.

A nível de qualidade de construção o Starter Kit dLAN1200+ WiFi da devolo apresenta uma construção muito sólida, fabricado na Alemanha, com um design sóbrio e com todos os botões e portas facilmente acessíveis e identificáveis. O equipamento vem bem acomodado na caixa onde temos logo várias informações sobre as valências e funcionalidades deste Starter Kit dLAN1200+ WiFi.devolo-4gnews-5

Estes adaptadores não te vão bloquear a tomada quando os instalares e acabei por ligar o router à ficha do Injector de sinal, isto para manter o cable management sob controle, tal como podem ver na análise em vídeo.

Além disso, assim que tiveres o Starter Kit dLAN1200+ WiFi, ou o Starter Kit dLAn 550 WiFi que vamos oferecer, podes simplesmente adquirir mais adaptadores Wi-Fi e juntar à tua rede. Em suma, podes por um adaptador Wi-Fi em cada divisão da tua casa, se vires que é necessário. Basta ligar à tomada e a configuração é automática.

Velocidades e Características do Starter Kit dLAN1200+ WiFi acdevolo-4gnews-2

A nível de velocidades não encontrarás algo mais rápido e preparado para o futuro do que este Starter Kit dLAN1200+ WiFi. Preparado para velocidades até 1200Mbps (mais rápido do que uma conexão Gigabit), este Kit mantém a sua performance durante uma boa extensão. Isto é, podes ter um adaptador na ponta de uma sala de dimensões consideráveis e, na outra ponta, ainda recebes a totalidade da tua largura de banda.

Além disso, a peça maior, o adaptador Wi-Fi tem duas portas Gigabit caso queiras ligar, por cabo, o teu computador. Isto é particularmente útil para ligar as consolas, as televisões e outros equipamentos que precisam de um streaming imaculado e 100% isento de picos ou quebras no sinal.

Este terminal ou adaptador Wi-Fi, tal como o nome indica também funciona como emissor de sinal Wi-Fi ou hotspot Wi-Fi e aqui devo dizer que fiquei surpreendido com o desempenho ou performance do sinal sem-fios. Com efeito, este Starter Kit dLAN1200+ WiFi promete ser capaz de velocidades até 1200Mbps em Wi-Fi. Obviamente que não pude levar o equipamento ao limite uma vez que o meu pacote de internet é de "apenas " 100Mb de Download e 100Mb de Upload.
Com 4 antenas no seu interior, o sinal Wi-Fi deste Starter Kit dLAN1200+ WiFi é impressionante e também pode emitir sinal na frequência 2.4GHz, garantindo assim a compatibilidade com equipamentos mais antigos.

A configuração/montagem deste sistema é muito simples, podes seguir os passos explicados no vídeo, para além de toda a informação que encontrarás no manual fornecido com o Kit. Por último, este Starter Kit dLAN1200+ WiFi utiliza a tecnologia "Wi-Fi Move" que, em termos leigos, te permitirá clonar a palavra-passe da tua rede existente. Tens até a aplicação Devolo Cockpit para o teu smartphone, Android e iOS onde poderás selecionar a frequência do sinal (2.4 ou 5GHz), verificar a existência de updates de firmware e claro, a gestão das palavras-passe do teu Starter Kit dLAN1200+ WiFi.

Temos um Starter Kit dLAn 550 WiFi para oferecer!

A devolo Portugal teve a gentileza de nos proporcionar um Starter Kit dLAn 550 WiFi para sortear e se queres vencer este passatempo só precisas de ficar atento ao próximo artigo.

Boa sorte!

Talvez queiras ver:

Xiaomi Mi 5S terá mesmo um modulo dual-camera e tecnologia Force Touch

Próximo evento da Google poderá ficar marcado para a história

Surfista testa iPhone 7 e 7 Plus no oceano, terão os bad boys sobrevivido?