Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Desde 2022 que um iPhone não perdia valor tão rápido como este

Dados provenientes do mercado de smartphones usados mostra uma tendência de desvalorização que há muito não se via nos produtos da Apple.

iPhone Air

O iPhone Air foi a grande aposta da Apple para 2025 e 2026, mas vários dados mostram-nos que as coisas não estão a correr como desejado. Desde logo pelas vendas abaixo do esperado, cenário que levou a empresa a reduzir o volume de produção deste modelo e até a adiar o seu sucessor.

Outra consequência deste cenário é o valor no mercado de usados do iPhone Air. Sem grande surpresa, este modelo está a perder o seu valor a um ritmo acentuado, segundo os dados obtidos pela entidade SellCell.

iPhone Air apresenta uma desvalorização média de 44% em apenas 10 semanas

A entidade norte-americana que ausculta o mercado de usados notou que, num período de 10 semanas, o iPhone Air desvalorizou, em média, 44,3%. Isto faz com que este seja o modelo da nova linha de smartphones da Apple com menor apelo.

Olhando com maior rigor para os números revelados, estes dizem-nos que a versão de 256 GB do iPhone Air desvalorizou 40,3%. Já a versão com 512 GB apresenta uma desvalorização de 45%, ao passo que o modelo de 1 TB custa agora menos 47,7%.

Estes valores não são inéditos para a Apple, mas é necessário recuar até 2022 para ver uma taxa de desvalorização tão acentuada. No ano passado, o iPhone 16 arrecadou uma percentagem de desvalorização de 41,6% no mesmo período, mas ainda assim um número mais simpático.

Estes valores são um reflexo do interesse dos consumidores neste modelo da Apple. Significa que há cada vez menos interessados na sua compra, o que significa uma quebra acentuada no seu valor de mercado.

iPhone 17 Pro Max continua a ser o modelo mais valorizado

No lado oposto encontramos o iPhone 17 Pro Max que continua a ser o modelo que maior interesse desperta no mercado. Em resultado, este é o modelo com menor percentagem de desvalorização, fixada nos 26,1% para a versão de 256 GB.

Já o iPhone 17 base apresenta uma percentagem de desvalorização de 32,9%. Este modelo consegue superar até as versões de 512 GB e 1 TB do iPhone 17 Pro, reflexo do bom trabalho que a Apple alcançou no desenvolvimento deste equipamento.

Apple iPhone Air
Apple iPhone AirEcrã 6,5", chip A19 Pro, câmaras avançadas, até 27h de autonomia
Stock Limitado
1 089,00 €Amazon
1 219,00 €-11%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.